segunda-feira, 18 de setembro de 2006

ESCÂNDALO

Luciano Martins Costa

Dizem que a revista acabou para vender outra no seu lugar. Os editores da revista 'Página 22', vinculada ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGVSP, estão comunicando ao mercado o fim da revista 'Adiante', e apresentando sua publicação como sucessora. Gostaria de esclarecer o que acontece - e escrevo o texto publicado abaixo.

A revista 'Adiante' segue sendo publicada, sem interrupção, com a tiragem de 15 mil exemplares, venda em bancas selecionadas e livrarias, distribuição para um mailing de executivos, ONGs, corretoras de valores e formuladores de políticas públicas. A parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGVSP (GVCes) foi rompida há 3 meses. Foi para nós uma relação honrosa, mas que se revelou inibidora, por restrições impostas pela nova coordenação da instituição ao nosso relacionamento com o mercado.

'Adiante' se torna independente e retoma seu projeto de se apresentar como mídia de convergência entre empresas, os pesquisadores, as ONGs e governo atuando em torno das questões da inovação e da sustentabilidade.

Ao contrário do que tem sido informado ao mercado pelo GVCes, a revista 'Adiante' NÃO foi descontinuada. Da mesma forma, não é verdade que a publicaçao 'Página 22' seja sucessora de 'Adiante', como está sendo divulgado pelo GVCes. Os responsáveis pelo novo título do GVCes se apropriaram do mailing de 'Adiante' e estão prospectando anúncios com esse argumento absolutamente insustentável.

Como não se pode desvincular atitudes éticas do conceito de sustentabilidade, vejo-me na desagradável contingência de esclarecer publicamente esse equívoco, em respeito ao mercado e à instituição acadêmica que abriga o Centro de Estudos em Sustentabilidade.

'Adiante' segue sendo a primeira revista brasileira de negócios e políticas públicas que tem a sustentabilidade como tema central. 'Adiante' está gestando sua edição número 9. É a mesma publicação cujo projeto mereceu o Prêmio Ethos de Jornalismo e Responsabilidade Social, em junho passado.


O texto do jornalista e escritor Luciano Martins Costa foi publicado semana passada no site Blue Bus. O que houve foi que as editoras Amália Safatle e Flávia Pardini, com o coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGVSP (GVCes), tentaram afastá-lo da revista 'Adiante'. Acontece que Luciano Martins Costa é o autor do projeto da revista. Eles criaram esse conflito em maio. Em junho, a diretoria da FGV determinou que a revista fosse devolvida para Luciano Martins Costa e que o GVCes convidasse os leitores a escolher o título de uma nova publicação do Ces. Eles não fizeram isso. Demoraram ainda três meses e simplesmente lançaram a revista 'Pagina 22', abandonando a 'Adiante'. Luciano Martins Costa foi avisado por acaso dessa atitude e retomou a edição de 'Adiante', cuja edição número 9 deve sair até o final deste mês. "Com ajuda de amigos e articulistas convidados, 'Adiante' retoma seu projeto original de se apresentar como a mídia da convergência nos debates sobre sustentabilidade e ambientalismo, fora das idiossincrasias tribais", disse o jornalista ao blog.

Nenhum comentário: