terça-feira, 5 de setembro de 2006

DIA DA AMAZÔNIA



Pesquisadora Vanessa Sequeira, 36, portuguesa, estuprada e estrangulada quando fazia trabalho de campo em Sena Madureira



ATÉ QUANDO A BARBÁRIE?

Eduardo Amaral Borges (Cazuza)

Incapacidade, impotência, tristeza, muita tristeza. É a mistura desses sentimentos que passaram a tomar conta de mim desde ontem à tarde, quando fui golpeado com a notícia da barbárie sofrida pela minha amiga Vanessa Sequeira.

Vanessa era uma jovem pesquisadora portuguesa. Tinha 36 anos. Foi brutalmente assassinada enquanto cumpria mais uma etapa de sua importante pesquisa, necessária à defesa da Amazônia e de sua gente.

Conhecia-a em meado de fevereiro deste ano e desde então uma crescente amizade e afeto foram sendo cultivados entre nós. Nem a distância física em que nos encontrávamos há dois meses foi suficientemente grande para atrapalhar. Parecíamos ligados há muitos anos.

O que me aproximava dela era seu imenso valor humano, que me parece estar perdendo terreno em nossa sociedade para a brutalidade, para a falta de sentido da vida, ou mesmo para um sentido banal dela.

Vanessa era uma daquelas pessoas com sentidos de amor ao próximo, de solidariedade, de preocupação social - o que deveria estar norteando o comportamento de todos nos neste novo milênio.

Enquanto pesquisadora, sua principal preocupação era a formação de capital social. Durante seu trabalho, sempre encorajou estudantes e recém-formados a participarem de sua pesquisa, mesmo sendo capaz de desenvolvê-la sozinha.

Sempre procurou proporcionar às familias, nas comunidades que visitava, conhecimentos que fossem capazes de ajudá-las, mesmo após a conclusão de sua pesquisa. Sempre trabalhou de forma transparente, envolvendo a comunidade e superando os mais diversos obstáculos que teriam feito muitos desistirem do trabalho.

Fico me perguntando por que alguém coberta de valores como estes, com tanta motivação e energia para defender causas justas, como a da Amazônia e sua gente, tem sua vida drasticamente interrompida por um crime tão brutal? Ate quando teremos que ser vítimas de barbáries como essa?

Não sei se algum dia teremos respostas para acontecimentos como esses, mas estou certo de que não serão atos como estes que perpetuarão em mim os sentimentos que descrevi no início dessas linhas.

Tenho plena fé e convicção que eu e muitos outros, que nos indignamos com a falta de bons valores neste milênio, iremos continuar lutando para que não sejamos mais surpreendidos com notícias como esta.

A você, leitor, desejo que não perca a sua capacidade de indignação e reação com as injustiças da vida. À Vanessa, sua familia, amigos e amigas, desejo muita luz e que alcancem a paz necessária neste momento. É o que consigo externar diante de tamanha tristeza.

Eduardo Amaral Borges (Cazuza) é pesquisador e extensionista do Pesacre. A foto dele, acompanhado da Vanessa Sequeira, foi tirada no Parque Chico Mendes, em Rio Branco.




Do jornal A Tribuna:

"A polícia técnica chegou no meio da tarde ao IML de Rio Branco com o corpo da portuguesa Vanessa Sequeira, encontrada morta na madrugada de ontem no leito de um igarapé do Ramal Toco Preto, Projeto de Assentamento Joaquim Matos, em Sena Madureira.

O corpo, com sinais de estrangulamento e de abuso sexual, estava despido. Ela foi surpreendida no ramal após almoçar na casa de um colono.


A Polícia Civil, sob o comando do delegado João Augusto Fernandes, prendeu Raimundo Nonato Rocha de Lima, o De Manaus (36), reincidente, mas ele nega a autoria.

Desde sexta-feira, ela e Elissandra Moreira Lima, sua amiga brasileira, estavam no Projeto de Assentamento Joaquim de Matos trabalhando na pesquisa. No domingo, as duas se separaram e se encontrariam num certo ponto.

No final da tarde, Elissandra estranhou o fato da amiga não ter aparecido no local combinado e, depois de procurá-la sem sucesso, resolveu pedir ajuda da polícia.

A portuguesa almoçou na casa do colono Antônio José Barbosa. Os policiais seguiram pelo ramal e, à margem da pista, encontraram a calça que Vanessa vestia quando saiu da casa do colono.

No local, vestígios de que houve luta e um pedaço de pau sujo de sangue. Os policiais seguiram uma trilha e conseguiram localizar o corpo despido da portuguesa oculto no leito de um igarapé. O assassino fez um percurso de aproximadamente um quilômetro para esconder o corpo.

Segundo o delegado João Augusto Fernandes, Vanessa apresentava sinais de estrangulamento e de abuso sexual. Após 11 horas, o corpo foi removido para o IML de Rio Branco.

Seguindo algumas informações, a polícia de Sena Madureira iniciou as investigações e, logo no início da manhã, prendeu o ex-presidiário Raimundo Nonato Rocha de Lima, o De Manaus (36), como o principal suspeito.

Raimundo Nonato já cumpriu pena no Estado do Amazonas por um crime semelhante. É reincidente. Há mais de 12 anos, ele estrangulou e estuprou uma jovem em Boca do Acre. Depois de cumprir dez anos de cadeia, foi liberado.

O delegado João Augusto Fernandes, da Delegacia Geral de Polícia de Sena Madureira, não tem dúvidas de que De Manaus é o autor do delito, porque, durante seu depoimento, cometeu uma série de contradições.

A polícia encontrou em sua casa uma calça que, segundo sua esposa, teria usado no dia anterior. De Manaus foi visto no Ramal Toco Preto na tarde de domingo, exatamente no horário em que Vanessa havia deixado a casa do colono.

O corpo da Vanessa Sequeira chegou ao Instituto Médico Legal por volta das 14h30 e foi autopsiado no final da tarde, devendo ser embalsamado. A polícia aguardava contato com familiares a fim de saber para que cidade o corpo deverá ser transladado".

Leia mais no Página 20 e na Folha de S. Paulo. No geral, os jornais erram ao afirmar que Vanessa Sequeira era estudante de pós-doutorado. Era estudante de doutorado. Ao contrário do que dizem os jornais, residia no Acre há oito meses e foi para campo na sexta-feira. A previsão dela era retornar para Rio Branco na terça-feira. O pesquisador americano Foster Brown, que reside em Rio Branco, conversou com o pai de Vanessa por telefone. O corpo dela será velado em Rio Branco a partir das 14 horas, na capela São João Batista, e será transladado para Lisboa amanhã à noite.

Nathalie Sequeira enviou de Lisboa a seguinte mensagem:

- Obrigada Cazuza pelas palavras que no momento me abandonam, aqui longe da minha querida irmã, a minha herói, que tinha tanta coragem e coração - não pode ser verdade. E obrigada Altino pela informação. A dor é tao grande que é difícil falar de informações, mas é importante poder lê-las, doutro modo não posso acreditar mesmo.

31 comentários:

Anônimo disse...

obrigada Cazuza pelas palavras que no momento me abandonam, aqui longe da minha querida irma, a minha heroi que tinha tanta coragem e coracao - nao pode ser verdade...

e obrigada Altino pela informacao, a dor é tao grande que é difícil falar de informacoes mas importante poder lê-las, doutro modo nao posso acreditar mesmo...

Anônimo disse...

Os Brasileiros são um povo atrasado e com um substrato cultural animalesco. Daí que tantos crimes aconteçam nesse local de merda chamado de nome de madeira: Brasil (sem pau)

Anônimo disse...

Brasileiros pró caralho...

Anônimo disse...

Que o espirito da Vanessa perdure e ilumine tudo o que ela amou e ama. A sua familia, seus amigos e a sua amazónia.

muita força para voçês todos

Anônimo disse...

A triste noticia da morte da Vanessa Sequeira vem recordar-nos as dificuldades e os perigos que o trabalho de terreno dos jovens investigadores acarreta. Com muitas poucas excepções, todo o trabalho de terreno é feito sem rede: os investigadores são atirados aos "bichos" pelas instituições a que estão vinculados, de tal forma que, na sua larga maioria, não prevêem sequer seguros de saúde e de vida; as autoridades locais estam-se nas tintas ; os investigadores seniores continuam a pensar que as dificuldades e perigos com que se defrontam os jovens investigadores são como um rito de passagem. Felizmente que resta o geral bom acolhimento das populações.
Mais de 30 anos de terreno nos ditos trópicos e responsabildades desde há 20 anos na supervisão cientifica de jovens investigadores permitem falar com conhecimento: o que sucedeu à Vanessa foi o resultado dos grandes risco que todos os dias milhares de jovens investigadores correm

Os meus sentidos pêsames á familia e aos amigos da Vanessa

Anônimo disse...

Estou chocada com a brutalidade deste crime, principalmente tendo sido cometido para com alguém que claramente fazia deste mundo, um mundo melhor. A situação é revoltante.

As minhas sinceras condolências à familia e amigos da Vanessa Sequeira.

Anônimo disse...

Antes de mais, queria deixar uma palavra de afecto e pesar para a família da Vanessa: É inconcebível para a mim a dor e angústia que devem sentir neste momento, portanto... força para o futuro. Este será certamente um lugar melhor do que hoje.
Dito isto, queria apenas expressar a minha profunda revolta e solidariedade em dor. Não a conhecia mas, ao que parece, era uma pessoa de bem, e o mundo sentirá a sua falta. Como nada do que eu disser, trará a Vanessa de volta, calo-me e junto-me a este protesto, silenciosamente.

Anônimo disse...

Também agradeço pela informação, as suas palavras tocaram-me... sou portuguesa, estou em Brasília há quase 6 meses e apesar de gostar de estar aqui, sempre senti uma certa insegurança. Não entendo o porquê desta raiva com os portugueses, raiva essa que me faz manter com a boca fechada a maior parte das vezes. Já fui chamada de "colonizadora", já ouvi comentários para voltar para a minha terra... Os brasileiros não são assim tratados em Portugal. Tudo isto me deixa triste, ainda mais quando em um mês são assassinados dois portugueses no Brasil.
Há qualquer coisa que tem que se mudar aqui...

Anônimo disse...

Sou uma jornalista portuguesa. Vivi na Amazónia durante um ano e sei quão difícil é a vida no mato, sem o minímo conforto, longe da família e isolada do mundo. As minhas condolências à família, foi com grande pena que li esta notícia embora não conhecendo a Vanessa. Só uma mulher corajosa, determinada e de grande coração iria para o Acre fazer este trabalho. O mundo fica mais pobre.

Anônimo disse...

Sou uma jornalista portuguesa. Vivi na Amazónia durante um ano e sei quão difícil é a vida no mato, sem o minímo conforto, longe da família e isolada do mundo.

As minhas condolências à família, foi com grande pena que li esta notícia embora não conhecendo a Vanessa.

Só uma mulher corajosa, determinada e de grande coração iria para o Acre fazer este trabalho.

Anônimo disse...

bem... nao conhecia a moça que ao que parece chegou ao acre bem depois que eu sai... Mas o que fica disto pra todos? Pelo tempo que passei na reserva chico mendes sempre falaram muito conosco para nao deixar as mulheres sozinhas e principalmente para que elas nao caminhassem sos pela floresta.So no ano em que estava la duas moças foram estupradas nos seringais da reserva . Mas parece que so os moradores ficaram sabendo. Sera que ninguem avisou esta moça? Quantas seringueiras ja foram estupradas nos varadouros aqui e acola e ninguem fica sabendo ou da importancia para o fato? Quantas mulheres foram estupradas na area de sena madureira no ultimo ano?
O que aconteceu nao eh novidade em terras brasileiras nem norte americanas onde uma estatistica mostra que uma em cada 6 mulheres foi ou sera vitima de abuso sexual durante o proximo ano. O que eh novo eh que a vitima era uma moça europeia do meio academico. Que seguia o padrao de beleza apresentado por 10 entre 10 revistas pornograficas e telenovelas e que eh bem longe do padrao amazonico. Podia ter sido vc ou qualquer outra ou pode ser que agora mesmo num varador qualquer uma moça tenha que se submeter as vontades sexuais de alguem para evitar ser morta...Mas quem foi que falou que o ambiente amazonico nao era assim? No blog alguem escreve que a amazonia estava livre deste tipo de violencia...Nao existe um tipo de violencia mas sim a violencia que se manifesta de acordo com o principio ontologico de quem eh o ator. A pesquizadora europeia foi estuprada na amazonia... Quantas mulheres sao estupradas diariamente no iraque por soldados americanos?No afeganistao? Na colombia?. Mais uma vez a midia explora um fato isolado para gerar no inconsciente coletivo o medo e a insegurança. Adestrando a opiniao publica com seus valores . Tornando inevitavel o "clash of civilisations" na amazonia . Para proteger os pesquizadoras dos malditos nativos... Digo que o que ocorreu a esta moça eh o lugar comum em todo mundo . Nos lugares onde a populaçao tradicional esta historicamente massacrada pela sede do imperialismo. Quantas pessoas sao mortas diariamente pela açao direta dos defensores da liberdade e democracia? Coitados dos colonos de Sena Madureira que do dia pra noite foram elavados ao grau de estupradores...Quantas indias ianomamis ja foram estupradas por soldados norte americanos no territorio de roraima? Quantos bilhoes sao movimentados pela industria norte americana da pornografia pregando valores esteticos como o da pesquizadora morta por todo o mundo? o que dizer sobre a ocupaçao permitida do territorio do paraguai por mais de 2000 soldados norte americanos? Quantas indias guarani ja foram estupradas por eles nestes 5 anos de ocupaçao e nada aconteceu por que todos eles tem imunidade criminal?
Nao importa uma poranga que a moça era portuguesa, que era pesquizadora, ecoativista e etc. O que eh relevante eh que era um ser humano como tantos outros vitimas diarias da violencia institucional por muitos varadouros do planeta.
De manaus era tao institucional quanto os mariners que estupram a torto e a direito no iraque...Querem invadir cuba, venezuela, transformar a amazonia em reserva internacional, dominar o aquifero guarani, interromper o processo de desenvolvimento latino. As custas das vidas de milhares de campesinos , seringueros, indigenas, sem teto. Mas claro isto nao eh tao feio como o estupro de uma jovem academica europeia. Eh tudo so pra proteger o povo dele mesmo...Desta capacidade terrorista de querer ser livre e viver num ambiente onde os valores morais vendidos nao levem ao estupro nem duma europeia nem de uma menina qualquer perdida no meio de tantos seringais.

Anônimo disse...

Venho por este meio prestar a minha homenagem em particular à Vanessa Sequeira e em Geral a todos que contribuem para um mundo melhor.
Até Sempre
Évora - Poertugal

Anônimo disse...

que fatalidade!!!!

Anônimo disse...

o posted do brasileiro é de um racismo primário! não interessa se ela é europeia amazona ou chinesa o importante é o crime horrendo! ao tentar ser critico com a diferença de tratamento por parte dos media, acabou por cair no mesmo erro que pretendia criticar. Como misturar questões de ordem criminal com geopolitica mundial? o imperialismo do primeiro mundo que qual papão vai devorar os pobrezinhos do 3º mundo,bah...que conversa mais ridicula e tão caracteristica dos paises pobres que tentam desculpar os seus politicos corruptos dizendo que a culpa é do imperialismo americano ou europeu.
mas parece que a america do sul está a cair neste discurso reácionário que fazer? preferem-no em vez de combaterem os crimes sociológicos, económicos, politicos e ambientais que todos os dias acontecem no vosso país...mas como a culpa é dos EUA e não do mensalão está tudo bem! Tem sempre o samba no carnaval...

Anônimo disse...

É claro que as prmeiras palavras vão para a família e amigos de Vanessa Sequeira. É um momento de dor profunda que deve ser respeitado. É sempre difícil aceitar a morte, quando se trata da morte de alguém tão novo e, ainda por cima, de uma morte tão violenta...Não sei como se pode lidar com uma situação destas. Só tenho uma palavra para dar à família CORAGEM! Posto isto não posso deixar de estar mais de acordo com a opinião expressa pelo brasileiro. A violência existe e existirá enquanto houver o homem. De facto histórias como esta são, infelizmento, o pão nosso de cada dia e aqui não há os bons nem os maus há homens. Basta querermos ver o que se passa por todo este mundo! Acho que a diferença resume-se a que estejamos todos habituados a ouvir notícias destas passadas no dito 3º mundo, ou seja, todos os sítios que não sejam o preteciosamente chamado mundo civilizado, a Europa. Já ninguém liga ao que se passa em África, no Afeganistão, no Iraque, com o povo Palestiniano, por essa américa latina e com o povo brasileiro! No nosso cinismo pensamos coitados!Não podemos fazer nada!Mas não paramos para pensar em quem está por detrás do que se passa nestes países, nestas regiões do mundo. Achamos que não temos nada a ver com isto...O pior é que temos! E o pior é que só acordamos quando vemos estas notícias acontecerem aos "nossos". Quando digo nossos não falo na nossa família chegada, falo à nossa família dos civilizados, dos superiores, da Europa.Todos estes acntecimentos no Brasil nada têem a ver com o facto de serem portugueses, trata-se de estar no lugar errado à hora errada. Não podemos andar de vendas nos olhos a VIOLÊNCIA EXISTE FAZ PARTE DA CONDIÇÃO HUMANA!!!

Anônimo disse...

As minhas sinceras condolências aos familiares de vanessa.


Penso que essas pessoas com instintos maléficos se fossem punidas como deveriam ser... não atraves de leis, mas sim o justo... pensariam duas vezes no acto que iriam realizar e não o fariam....

Anônimo disse...

Sou portuguesa, filha de brasileira (De Belém do Pará) e de um Lisboeta, morei 5 anos em Manaus-Amazonas, viajei por todos os interiores e conheço bem a região, inclusive o Acre. No momento, moro em Cascais (Portugal)
Pessoal, para quê palavrões ou mesmo dizer mal do povo brasileiro? Ninguém é igual, garanto que lá há muitas pessoas nobres de coração e o Brasil é muito mais do que Samba,Carnaval e Futebol. Realmente há muita corrupção por parte dos governantes, qual país é perfeito? Meu pai, como lisboeta envergonha-se do escândalo da Casa Pia, envolvendo médicos, advogados, deputados de renome que abusaram de CRIANÇAS ABANDONADAS, o que dizer sobre isso? Nenhum país é perfeito. O trágico fato ocorrido com a Vanessa poderia ter sido em qualquer país... Nesse momento, devemos respeitar a dor da família da jovem e dos amigos sem ofender os outros

Anônimo disse...

Eu posso dizer com certeza que a Vanessa não se considerava diferente nem especial por fato de ser européia e não brasiliera. A nacionalidade é apenas um detalhe da vida dela, que vale a pena comemorar. É verdade que a "violência existe" a que "faz parte da condição humana," mas isso não quer dizer que deveriamos olhar para a morte da Vanessa como se fosse somente "um daqueles." A violência não pode ficar uma coisa banal, sendo contra índia, portuguesa ou qualquer ser humano. A Vanessa era muito especial por tudo o que era: portuguesa, pesquisadora, mulher corajosa e cheia de compaixão para todas as pessoas do mundo.

Anônimo disse...

Sou mais uma pessoa neste mundo tenebroso, que fico constrangida e hororizada com tanta violência nêste mundo,digo ao mundo que só Deus pode mudar o coração do homem,a violência está presente no mundo inteiro, desde que o mundo é mundo, mas tem uma solução, DIGA SIM A CRISTO BRASIL,nesse nome a gente pode confiar. Envio para a família da VANESSA em Portugal o conforto de nosso Deus para o vosso coração.

Anônimo disse...

Quero expressar meu pesar pela morte de Vanessa. Minhas mais sinceras condolências à família. Tive oportunidade de conhecer Vanessa por intermédio de seu namorado inglês chamado Carl, o qual praticava jiu jitsu aqui em Rio Branco, quando vinha visitá-la. Vanessa demonstrou ser uma pessoa rara nesses tempos atuais. Cheia de otimismo, amor ao próximo e estava no Acre por um ideal. Que pena que uma pessoa tão humana tenha terminado seus dias de forma tão desumana. Mas, que fique a lembrança da pessoa maravilhosa que ela demonstrou ter sido e que sua família possar encontra consolo e paz de espírito nesse momento tão difícil. Deus os abençoe.

Anônimo disse...

Quando disse que a "violência existe" e que "faz parte da condição humana," não quis de maneira nenhuma dar a ideia que era mais uma daquelas mortes "indiferentes"!Nenhuma morte é indiferente! Cada pessoa que morre deixa uma família em dor: pais, filhos, maridos/mulheres, amigos, pessoas em quem deixaram sem se aperceber uma marca positiva qualquer que ela seja, mesmo quando essas pessoas não são íntimas. Mas é um facto que a violência se tornou uma coisa banal. Quantas vezes não mudamos de canal quando aparecem as notícias sobre atentados, acidentes, etc. que envolvem mortes? É isso que está mal. É nisso que todos contribuímos para o estado das coisas. A pouco e pouco vamos deixando de nos indignar. Mas a verdade é que temos de pensar que felizmente ainda há muitas Vanessas com vontade de lutar por um mundo melhor e mais justo, mas que também infelizmente muitas acabam assim. Não sei se há solução para este problema mas se houver passa concerteza pela persistência. Continua a haver milhões de anónimos a lutar por um mundo melhor e mais justo. Há o trabalho feito nas missões por esse mundo fora, pessoas que correm a ajudar populações vítimas de guerras ou catástrofes naturais, e é aí que está a esperança. E são essas pessoas que me fazem sentir tão pequena! Acaba por estar nas nossas mãos não deixar que a violência se torne uma coisa banal.
No caso da Vanessa Sequeira tivemos a sorte de, embora tarde, conhecer um pouco da extraordinária mulher que ela terá sido. É bom saber que os amigos e conhecidos dela puderam ou podem partilhar connosco uma parte do que ela foi. Por isso eu sinto-me mais rica, mas não posso deixar de pensar nas outras "Vanessas" que nunca conheceremos. Mais uma vez muita coragem à família e amigos da Vanessa. Hoje rezo por todos.

Anônimo disse...

Nao da pra acreditar que a Vanessa esta morta. Eu conheci Vanessa atravez de escola. Atendemos Escola Graduada de Sao Paulo muitos anos atras. Mas mesmo disso, eu me-lembro a caridade dela. Ela era doce e querida a mim. Depois de ler do trabalho dela, da pra ver que ela continuou a ser um mulher fantastica. Deus abensoe a familia Sequeira neste tempo tao triste e dificil. Eu sei que a familia Sequeira vao ser reunidos um dia com a querida Vanessa.

Anônimo disse...

Diante de uma noticia trágica como essas eu fico sem saber o que dizer. Sou colega de Nathalie e vai meu sentimento a ela e sua familia neste momento de terrivel perda. Vivemos neste mundo e só Deus sabe quando e de que maneira iremos partir.

A única coisa que resta para nós é decidir de que maneira iremos nos conduzir enquanto aqui, e me parece que Vanessa dedicou sua vida a atividades muito nobres, dignas de todo nosso respeito. Eu sei que nada é suficiente para consolar a dor da familia, e menos para apagar o horror da forma em que ela morreu, mas tenho certeza que os atos dela, a bondade que ela carregava às pessoas que ela tinha contáto abrirão todas as portas do Paraiso para ela.

Ficamos nós aqui, neste mundo cheio de perigos e problemas. Não é o Brasileiro o culpado e sim a ignorância e a fraqueza de espiritu, presente no mundo todo. É isso que temos que combater, o medo, a baixa auto-estima, a ignorância, a falta de solidariedade.

Anônimo disse...

Diante de uma noticia trágica como essas eu fico sem saber o que dizer. Sou colega de Nathalie e vai meu sentimento a ela e sua familia neste momento de terrivel perda. Vivemos neste mundo e só Deus sabe quando e de que maneira iremos partir.

A única coisa que resta para nós é decidir de que maneira iremos nos conduzir enquanto aqui, e me parece que Vanessa dedicou sua vida a atividades muito nobres, dignas de todo nosso respeito. Eu sei que nada é suficiente para consolar a dor da familia, e menos para apagar o horror da forma em que ela morreu, mas tenho certeza que os atos dela, a bondade que ela carregava às pessoas que ela tinha contáto abrirão todas as portas do Paraiso para ela.

Ficamos nós aqui, neste mundo cheio de perigos e problemas. Não é o Brasileiro o culpado e sim a ignorância e a fraqueza de espiritu, presente no mundo todo. É isso que temos que combater, o medo, a baixa auto-estima, a ignorância, a falta de solidariedade.

Anônimo disse...

Isso que aconteceu com essa pesquisadora portuguesa foi lamentável! Um ato covarde,desumano e que deixa todos nós com um sentimento de revolta! Mas infelizmente isso é um problema que ocorre em todo o mundo! e não especificamente no Brasil! Então, chegar aqui no blog generalizando,nos culpando por causa do erro de um covarde não é justo! Valhe lembrar uma citação de Gandhi,"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo". Esse é um momento de grande tristeza principalmente para os familiares e amigos, então estou aqui para prestar minha solidariedade e condolências a estas pessoas, que Deus traga conforto para vocês nesse momento tão difícil.

Anônimo disse...

Ayer me entere de la muerte de mi querida amiga Vanessa (Nessy). Aun no lo puedo creer. Nessy y yo vivimos alternando entre bosques y ciudades por el mundo, pero lo que sabemos es que donde estemos tenemos amigos que entienden lo que hacemos y saben como amamos nuestro trabajo. El perder a Vanessa no solo implica la perdida de una amiga de muchos años (y alguien con quien siempre asumí me reiría cuando estuvieramos viejas). Para mi implica perder una de las pocas personas que me entiende. Pero para todo una generación de conservacionistas que dan todo por un ideal perder a Vanessa es un golpe duro. Vanessa no solo daba todo sino que lo hacia con furia, con sonrisas y con un “flare” que solo le pertenece a ella.
Seguiré llorando por ti Nessy linda…ya te extraño
Mi pesame mas sincero para su familia y todos aquellos en Brasil que la conocieron del mismo modo que nosotros en Puerto Maldonado.
Constanza

Anônimo disse...

As meus sinceros pêsames à família e aos amigos da Vanessa.

Anônimo disse...

Ela parecia uma mulher alta, de uns 1m75 ou mais... ou seja, imagino que ela não deva ter se entregado tão facilmente a seu algoz. Felicidade e paz para a Vanessa, onde quer que ela esteja!

Anônimo disse...

Gente, tenhamos bom senso para saber que não foi o Brasil quem a matou, foi um assassino cruel e vil, que poderia ter matado qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, inclusive brasileira.

Abaixo a xenofobia! Sejamos sensíveis e não condenemos todo um país de 180 milhões de pessoas por causa de um homem sem escrúpulos nem princípios, não cometamos o tipo de erro de julgamento de Hitler, Milosevic e de tantos outros. Há crimes horríveis em vários países, inclusive Portugal, e nem por isso a maioria dos portugueses deixa de ser do bem, amigável e receptive… irmãos. Não se deixem levar pela emoção do momento, por favor!!

Anônimo disse...

Que ABSURDO!!
Gostaria de dar um abraço e um beijo na Nathalie Sequeira

Fernando Camara
fcamara@anp.gov.br

Anônimo disse...

Que absurdo!

Gostaria de dar um abraço e um beijo na Nathalie