terça-feira, 22 de agosto de 2006

UMA FRAUDE JUVENIL

O jornal O Rio Branco, do candidato a deputado federal Narciso Mendes, traz hoje os dados de uma pesquisa eleitoral fajuta, realizada pelo instituto Fhenix (sic). Segundo a pesquisa, o candidato a governador Marcio Bittar (PPS) seria eleito governador com 41.5% dos votos. Binho Marques (PT) teria 33.3%.

O jornal é aquele que ficou mundialmente famoso porque seus repórteres, que souberam com antecedência o dia do assassinato do líder sindical Chico Mendes, se anteciparam para fotografar o corpo do seringueiro crivado de chumbo. Não menos famoso, ainda, pela manchete "PT sequestra empresário paulista", redigida pelo próprio Narciso Mendes, sobre o caso Abílio Diniz.

Bem, a pesquisa teria sido realizada entre os dias 11 e 13 deste mês, em sete municípios. Agora, como diria Hildebrando Pascoal, vamos por partes: o jornal publicou o nome do instituto do jeito que seus redatores o pronunciam. O nome correto é Phoenix e não Fhenix, o que evidencia que podem não ter tido sequer acesso ao extrato da tal pesquisa.

O jornal não menciona margem de erro, não faz caracterizaçao do instituto, não cita os nomes dos demais candidatos e muito menos o percentual de votos nulos, brancos e indecisos.

O tal instituto Phoenix funciona na Rua do Cravo, 2969, no bairro da Cohab II, em Porto Velho (RO). Trata-se de um bairro de moradores de baixa renda, com alto índice de violência. A rua não tem sequer iluminaçao.

O coordenador do instituto é José Juvenil Coelho, um técnico em contabilidade, que cursa teologia numa faculdade particular. A sede do instituto funciona na casa da cunhada de Juvenil, onde ele mora de favor.

A pesquisa, segundo Juvenil, foi paga pelo jornal Alto Madeira, que apóia o governador Ivo Narciso Cassol (PPS), o principal incentivador da campanha de Márcio Bittar no Acre. O jornal foi arrendado por um grupo ligado ao presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Carlão de Oliveira, que está preso em Brasília por ser um dos líderes das bandalheiras reveladas pela Operação Dominó.

Juvenil não esteve no Acre, mas revelou que a pesquisa teria sido coordenada por Francisco Chagas, outro técnico em contabilidade. Quem tiver alguma dúvida pode telefonar pro Juvenil. O celular dele é 69 9208 2876. O celular do Chagas é 69 8112 2958. Se justiça eleitoral apertá-los, saberá mais detalhes da suposta fraude.

Juvenil é missionário da Congregação Rei Jesus. Ele estava em Candeias, a 25 quilometros de Porto Velho, quando falei com ele por telefone. Disse que suas "secretárias" Estela e Camila, no fone 69 3227-1853, poderiam dar mais esclarecimentos sobre a pesquisa.

- Estou em viagem e daqui a pouco meu celular estará fora de área - alegou o missionário religioso e eleitoral.

Os coordenadores da campanha do candidato petista prometem interpelar judicialmente os envolvidos na manipulação dos números da pesquisa.


Em tempo: não é a primeira vez que a assessoria de Márcio Bittar frauda pesquisa para tentar manipular a opinião do eleitorado. Leia mais em "Site frauda enquete".

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino para assessor de comunicação do binhio, já!

Anônimo disse...

Será que sua mera suposição também não é suspeita para tentar desqualificar uma pesquisa registrada no TRE?

Não sejamos leviano. Devemos buscar fatos concretos para podermos nos contrapor a qualquer coisa, sob pena de perdermos a credibilidade, inclusive sobre aquilo que tentamos demonstrar de errado. Nisso, simplesmente minorizar a pessoa do responsável pela pesquisa ou pelo mero erro ortográfico (sabemos, inclusive você, que se afirma autodidata, que até pouco tempo a maioria dos Jornalistas do Estado do Acre sequer tinham formação superior, quiça ensino médio) não é suficiente para descreditar a pesquisa.

Se há suspeita de que foi forjada, busque elementos concretos, conforme noticiado na nota final do artigo "EM TEMPO", que as autoridades competentes adotarão as medidas cabíveis que julgarem necessárias.

Não menospreze a intelegêrncia do POVO DO ACRE, de enganação já basta a dos nossos políticos, classe que muito terá de lutar parda demonstrar seu honrado obvjetivo de ajudar a população.

Lamentável as suposições.

Anônimo disse...

Isso é cretinagem!!!!
Não basta o que passamos aquí no Acre com a perseguição e a pressão política do PT??? A pesquisa retrata realmente a vontade do povo. Só não vê quem não quer. Está claro que Márcio Bittar é o preferido do povo para ser o futuro governador. É a vontade do povo!