segunda-feira, 21 de agosto de 2006

A TERRA DO FOGO

Em agosto do ano passado, conforme se pode conferir no arquivo deste blog, milhares de hectares de pastos e florestas foram devorados pelo fogo no Acre antes que o mês findasse. Respirar era quase impossível.

O calor (31°C) e a baixa umidade (35%) permanecem na região e até existe um pouco de fumaça no horizonte, mas nada de devastação comparável à ocorrida durante a estiagem daquele ano.


O satélite NOAA-12/AVHRR registrou ontem apenas um foco de queima no Acre. Em Rondônia, palco de recentes bandalheiras, onde estão envolvidos do presidente da Assembléia Legislativa ao presidente do Tribunal de Justiça, passando por 23 dos 24 deputados estaduais, foram registrados 307. No Amazonas, 32.

A mobilização da sociedade, as exigências do Ministério Público Estadual e a vigilância dos órgãos ambientais do Acre têm dado certo até agora. Nunca queimamos tão pouco num mês de agosto. Ainda dá para dizer que continuamos a respirar a fumaça que o vento traz da vizinhança, que serve de paradigma aos planos do candidato a governador Márcio Bittar (PPS). Veja aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino, ainda está em construção, mas eis o endereço: http://umcasopoetico.blogspot.com/
Obrigado por tudo.
bjs, wal