sábado, 12 de agosto de 2006

RONDÔNIA DE FORASTEIROS

Como já sabíamos que Rondônia é um Estado de forasteiros, a partir do movimento social, de um programa de governo e de nossos primeiros passos rumo à florestania, conseguimos estancar a migração e firmar nossa singularidade no contexto regional.

Os acreanos do pé rachado - isso inclui aqueles que não nasceram aqui, mas zelam por nossa história de povo - têm que seguir fazendo o dever de casa: reforçar a porteira, para evitar que o Acre seja vítima do desastre ambiental e da insustentabilidade econômica que avassalam Rondônia. O mato-grossense Márcio Bittar (PPS), candidato a governador do Acre, por exemplo, de vez em quando aparece em campanha por aqui, mas continua equivocado ao prometer que vai adotar Rondônia como paradigma do desenvolvimento acreano.

O governador de Rondônia, Ivo Cassol (PPS), que passou de denunciante a investigado no caso da máfia presa durante a Operação Dominó, é amigo e apoiador da campanha de Bittar no Acre.

Revista Veja traz infográfico interessante, tendo como fontes o IBGE e o Ministério da Fazenda. Vejamos os números do infográfico:

50,5% dos habitantes de Rondônia são migrantes. É o maior índice do país

Dos 24 deputados estaduais, apenas 1 nasceu em Rondônia

Dos 8 deputados estaduais, apenas 1 nasceu em Rondônia

O governo é o motor da enorme economia local: responde por 25% do PIB

15% de todo o dinheiro que circula no estado é enviado pelo governo federal

Sua atividade econômica é a agropecuária, que foi incentivada pela União e hoje responde por 19% do PIB estadual.



Esquadrilha da fumaça: Ivo Cassol, Blairo Maggi, Márcio Bittar e Roberto Freire. Leia mais
aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Altino, que tristeza!
Eu sempre penso no povo, nos cidadãos que são honestos, trabalham e, por isso, merecem um Estado de verdade e não uma filial de Brasília.

Beijos e bom domingo

Anônimo disse...

Altino, concordo em parte com seu ponto de vista. O buraco mais embaixo é o seguinte: de que adianta a população nativa, do Acre, ser predominante se ela é governada por burocratas e burgueses de fora? E isso é igual para o Acre e Rondônia

Anônimo disse...

Altino, a propósito, você já enumerou os acreanos no secretariado do governo da floresta? Tem algum?

Anônimo disse...

O Acre não é diferente. A frase do petista Paulo Delgado de que "Rondônia é uma União Soviétiva na Amazônia" vale mais para cá do que os nossos vizinhos. O Acre é o estado brasileiro com maior dependência de repasses federais. Vivemos um estado incapaz de caminhar com as próprias permas que acha que é grande coisa.
Fala sério