segunda-feira, 14 de agosto de 2006

RAINHA DA FLORESTA



Senhora Rainha da Floresta
Dai-me a força da ayahuasca
Pra cantar nessas malocas
Pros índios desse lugar

Quero beber caiçuma
E tomar muito cipó
Quero bailar o mariri
Nas aldeias do Aquiry

Dai-me a força do jagube
Na luz do lampião
Iluminando todas veredas
Que dão pro meu coração

Como é grande essa floresta
É maior a solidão
Dessa vida passageira
Desse verde sertão

Vou seguindo pela vida
Varejando de ubá
Todos os rios dessa terra
Unidos chegarão ao mar

Letra da canção de Pia Vila em parceria com Txai Terri Aquino e Felipe Jardim. No encarte do CD "Aldeia Sideral", Toinho Alves explica: "Essas canções do Pia, portanto, já têm mais de 25 anos. Mas ainda guardam toda a força de seu profundo significado. Elas nasceram num momento de afirmação de nossa identidade amazônica, nossa resistência contra a invasão, nosso jeito caboclo, nosso amor pelos barrancos. São canções eternas, como nossa alma. Hoje o mundo se admira do Acre. Mas ninguém lembra de quem o inventou. Pouca gente sabe que o discurso político e ambiental que se mostra ao mundo é uma pálida cópia da criação espiritual e cultural tecida lentamente em cem anos de solidão. Algmas canções contam a história. E nos lembram o quanto é importante continuar fazendo - história e canções". A foto é do João Bosco Guerreiro. As canções de Pia Vila tocam na Rádio Aldeia FM
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Altino, boa tarde.

Que coisa mais linda! É emocionante ver como os poemas e as músicas acreanas contemplam esse mundo verde, muitas vezes insondável e nos versos desvendados para nós que somos de longe.

Obrigada por nos mostrar.

Beijos

Anônimo disse...

Altino, boa noite.

Gostei muito de ter lido este poema, principalmente porque estou escrevendo um artigo sobre a música e gastronomia do Acre, mas estou com dificuldades para encontrar músicas típicas da região.Gostaria de saber se vc poderia dar algumas recomendações de onde posso encontrar fontes sobre este tema!!! Muito Obrigada, por nos trazer coisas tão interessante!!!!

Anônimo disse...

Michelle, escreva para meu e-mail. Abraço

Unknown disse...

Vcs teria a cifra dessa música? Desde já agradeço