terça-feira, 22 de agosto de 2006

MEU PÉ DE APURUÍ



Foi em março de 1993, durante uma reportagem no Parque Nacional da Serra do Divisor, na companhia de Marcos Afonso, Nicomedes Lima e Edison Caetano, que coletei alguns frutos de apuruí. Quando voltei pra casa, comi com a família as bagas de cor parda, que usamos também para preparar suco de sabor inesquecível.

Dona Maria, minha mãe, se encarregou de semear no quintal aquelas que eram as sementes de uma das frutas preferidas dela durante a infância nas florestas do Juruá.


- Seu avô costumava passar o dia dentro do mato. Quando chegava em casa, no finalzinho da tarde, às vezes trazia o caçuá cheio de apuruí. Para nos enganar, distribuia os frutos dizendo que eram jenipapos e todos comíamos felizes - relembrou hoje minha mãe.

No ano passado, o pesquisador Evandro Ferreira escreveu no blog Ambiente Acreano sobre o apuruí campestre e as clareiras naturais que se formam dentro da floresta amazônica.

- O lugar é tão limpo que parece que alguem capinou o chão para deixar apenas as folhas secas. Só existe uma única espécie de planta habitando o local: o "apuruí campestre" ou apenas "campestre". Botanicamente ela pertence à mesma família do café, as Rubiaceae. Seu nome científico é Duroia hirsuta.

Na foto ao lado, tirada pelo Edison, estamos eu (sentado no chão de paxiúba), Marcos (agachado) e Lima (em pé, ao lado de Marcos). Paramos para descansar da viagem na casa de um ribeirinho. A diversão foi apostar quem suportava tomar mais da garrafa de cachaça, que parece mamadeira na boca do barqueiro Chicão. Aquela viagem à Serra do Divisor foi marcada por aventuras inesquecíveis durante quase duas semanas. Fizemos a primeira reportagem sobre a bela região do Acre, quando anunciamos a constatação dos cientistas: ali está concentrada a maior biodiversidade do Planeta.

Bem, os seringueiros contam que as clareiras que se formam dentro da mata bruta são mantidas limpas pelas almas de caçadores mortos cujos corpos nunca foram encontrados.

Apesar disso, um artigo publicado na revista científica Nature sustentou a tese de que o "apuruí campestre" libera uma substância alelopática ao deixar cair suas folhas no solo, que mata outras plantas e impede a germinação de sementes que caem na clareira.


- A favor da teoria pesam vários casos em que sementes de algumas espécies de plantas nunca germinam (ou germinam muito pouco) embaixo da planta mãe. Sempre germinam melhor bem longe. É uma estratégia de sobrevivência e disseminação da espécie - acrescentou Ferreira.

O meu pé de apuruí, que também é da família das rubiáceas, está com uns três metros de altura, carregado de frutos que me deixam com água na boca todas as vezes que fico a contemplá-lo.

Quando os frutos amadurecem, o miolo amolece e ganha a aparência de doce de leite. Batido no liquidificador, com açucar e gelo, a sua acidez se transforma num espumante alvo de sabor indescritível.

Dulcílio, que já foi o último morador no alto Juruá, na fronteira com o Peru, me contou que dentro da floresta existem todas as frutas da terra, tendo encontrado até uva e maçã. Eu não duvido dele.

Alguém quer suco de apuruí?

13 comentários:

Anônimo disse...

Altino,
Acabo de retornar de Tarauacá, após ministrar um curso pelo Instituto dom Moacyr Grechi. Enfim, fui presenteado com alguns KG de Apuruí, Abacaxi e Graviola. minha irmã faz um creme de apuruí que é uma de-lí-cia! Apareça!
Forte abraço,
Dinho Tucumã

Anônimo disse...

Olha só este link que selecionei especialmente prá turma de carteirinha do blog: www.tierramerica.net/portugues
Vcs vão adorar!
Txai Dinho Tucumã

Anônimo disse...

VISCONDE DOS APURUIZAIS,BÔA NOITE. ESTA
AÍ EU NÃO CONHEÇO. MAS, JÁ BATEU UMA VONTADE DANADA DE SER APRESENTADO A TAL.
SERÁ QUE COMBINA COM UMA WODKAZINHA E UMAS PEDRINHAS DE GELO ? BEM... NÃO CUSTA NADA ESPERIMENTAR. ME AGUARDE !
INTÉ MAIS VÊ ...

Anônimo disse...

Dinho, eu quero. Os meus ainda estão verdes. Os frutos demoram demais a amadurecer. Esses das fotos devem amadurecer no final do ano. Escreva para altinoma@uol.com.br dizendo o endereço que vou aparecer mesmo.

Anônimo disse...

Agora eu fiquei na dúvida. Precisamos da ajuda do Evandro Ferreira. Qual a difereça (se há) entre apuruí e araçá-boi?

Anônimo disse...

Ô Altino, acho que vou querer provar essa delícia. Lendo essa descrição que fez, já imaginei um néctar e quase chego a sentir o sabor da maravilha acreana.

Muito interessante a teoria da "auto-proteção" da planta. Já havia ouvido falar sobre ela, mas ainda não conhecia nenhum exemplar que utilizasse essa forma de garantir a espécie.

Seus posts, como sempre, são uma aula. E estas últimas, bem saborosas.
Obrigada.

Beijos

Anônimo disse...

Alceu, você já provou araçá-boi e apuruí? Eu já. A diferença começa pelo sabor. Tentei falar hoje com o Evandro, mas continua viajando.

Anônimo disse...

Oi Altino, diz pra Dona Maria que eu quero apuruí. Faz limpeza. Quem sabe limpa a cabeça da gente também. Eu quero apuruí. bjo.

Anônimo disse...

Bem, meu comentário vai para a foto vintage... adorei! bjks =***

Camila disse...

Olá! Acabo de voltar do Solimões e recebi na horinha de voltar, um apuruí! Nunca tinha visto, e vim procurar algumas informações enquanto espero o momento certo de experimentá-lo! E não é que me deparei com esse depoimento apaixonante? já deu até gosto!
obrigada!

Abs
Camila

ALTINO MACHADO disse...

Camila, o suco é delicioso mesmo. Escreva-nos contando a experiência. Bom apetite!

Unknown disse...

Altino,
Sou Sergipano residente no Sul da Florida e coleciono algumas frutiferas. Sempre leio o seu blog, parabens! Estou formando umas mudas de apurui e se tudo der certo, plantarei na proxima primavera, marco de 2010. Me animei a plantar o apurui depois de le os seus comentarios sobre a fruta. Tambem tenho araca boi pruduzindo em vaso de 20 litros. Forte abraco...Berto Nogueira

Unknown disse...

Olha eu nunca vi uma fruta dessas mas fui ao sítio de minha tia deixa ela pporq estava muito mal devido ter tomado um suco com o nome dessa fruta da mata purui ou sei la apurui eu cheguei la e provei o suco eu e meu marido questao de 20minuto passamos muito mal vomitamos e a pressão ficou super baixo e ainda sonolentos com a boca adormecido a lingua tbm o corpo muito mole parecia dois bebados e a fruta e igual a essa imagem ae isso pra mim e uma fruta veneno a gente veio embora por milagre de deus porq toda hora a gente parava na estrada pra vomita dar um tempo q o sono era grande dmas.. nunca mas tomo isso ... veneno puro