sexta-feira, 11 de agosto de 2006

THE INDEPENDENT

Índios são chave na preservação da Amazônia, diz jornal

Uma reportagem do jornal britânico The Independent, de hoje, assinada por Daniel Howden, afirma que os povos indígenas são "a melhor resistência contra o arco da destruição" na Floresta Amazônica.

O diário lembra que, embora contem apenas 0,3% da população brasileira, os indígenas têm direito a 12,4% do território.

No entanto, continua a reportagem, "o governo não tem nem a vontade nem os recursos para estender o império da lei até os recônditos do país".

Por isso, de acordo com o Independent, são os índios que têm que brigar pela sua terra contra "as ameaças de madeireiros, fazendeiros e autoridades corruptas".

Nas palavras de
Hylton Murray-Philipson, diretor da organização não-governamental britânica Rainforest Concern, os povos indígenas são "a forma mais eficiente na relação custo-benefício de proteger a floresta".

Equilíbrio delicado
O Independent também chama a atenção para o "ressurgimento da população indígena brasileira e do seu delicado equilíbrio entre adaptar o mundo moderno e a sua visão de mundo tradicional".

Como exemplo das mudanças, o repórter do diário britânico cita a pajé Katia Luísa, da tribo dos Yawanawa, no Acre, a primeira mulher a ocupar essa função na história da tribo.

De acordo com a reportagem, os Yawanawa, "como outras tribos, chegaram perto de desaparecer", mas hoje têm uma população de 620 pessoas e "devem ultrapassar os mil em dois anos".

O jornal destaca a importância da primeira pajé como um exemplo de "deixar de lado objeções tradicionais" e cita as palavras do cacique Yawanawa, Taska.

"O espírito é o espírito, não tem sexo, então, uma mulher pode ser iniciada no espiritual", diz Taska, segundo o Independent.

Fontes:
BBC e The Independent. Tirei a foto de Joaquim Tashka e Kátia Hushahu em julho, durante a palestra deles no simpósio internacional sobre religão, ciência e meio ambiente, realizado em Manaus.

Nenhum comentário: