terça-feira, 1 de agosto de 2006

DOMÍNIO PÚBLICO

Vale a pena conhecer o portal Domínio Público, do Ministério da Educação. É uma bibliotea digital desenvolvida em software livre.

Você vai encontrar toda a obra de Machado de Assis, obras como a "A Divina Comédia", tem acesso a historinhas infantis, grandes pinturas de Leonardo da Vinci e até, gratuitamente, música em MP3 de alta qualidade.

Só de literatura em língua portuguesa há 732 obras e dizem que estão pensando em findar o projeto por desuso, pois a quantidade de acessos é reduzida.


Recebi uma mensagem que pede, por favor, para que a mesma seja repassada a todos os meus samigos, para que a iniciativa do portal não pare e continue a crescer.

Andei dando uma olhada no portal e o acervo é realmente formidável. Mas não concordo com a chantagem que fazem com os usuários enviando mensagens dramáticas.

Os desenvolvedores do portal deveriam mudar a interface, que é morta. Eles poderiam anunciar obras do acervo e até criar canais para maior participação dos usuários.

O site ganharia vida, por exemplo, se fosse criada uma forma do usuário votar e comentar. O usuário precisa ser atraído na primeira visita e cativado a experimentar o conteúdo.

Na minha opinião, a home é um desastre e este pode ser o motivo do desuso. É preciso que considerem as diretrizes dos usuários.

Use o Domínio Público.

Recebi hoje ( 30 de outubro de 2006) a seguinte mensagem:

"Prezado Altino,

Trabalho no Portal Domínio Público, site desenvolvido pelo Ministério da Educação, e cheguei até o seu blog ao pesquisar notícias sobre nossa biblioteca digital. Eis o que encontrei no post "Domínio público" - um texto seu que fala sobre uma suposta desativação do Portal. Não há, entretanto, a menor possibilidade de que isso venha a ocorrer. Gostaria de pedir que você corrigisse essa informação, seria possível?

Desde já agradeço sua atenção,

Lídia Hubert".

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da dica, Altino. Não conhecia o portal e vou adicioná-lo à relação de link's do meu blog. Concordo com vc quanto ao lay-out feinho, sobretudo para um portal cujo conteúdo é fruto da mais elevada criatividade. Vc mandou suas idéias para o Ministério da Educação? Quem sabe eles atendem! Vou acessá-lo com frequência a partir de agora.

Anônimo disse...

só resta saber se a mensagem dramática foi realmente enviada por alguém da equipe... no mais o site em termos de conteúdo é bom ...vale a pena conferir, como outros sites de software livre que contribuim para o conhecimento ...