segunda-feira, 3 de julho de 2006

RESERVAS EXTRATIVISTAS

Atitutes simples, despretensiosas até, são capazes de despertar em todos nós enorme satisfação. Experimentei isso ao conversar hoje com a antropóloga Mary Allegretti, a quem estimulei e ajudei na criação de um blog, a partir do qual ela articulou a criação da "Rede Reservas Extrativistas".

É o primeiro espaço para divulgação de informações da "Rede de Pesquisadores em Reservas Extrativistas".
Trata-se de uma iniciativa de pesquisadores, porém aberta a outros profissionais, tendo como objetivos criar um espaço para divulgação e troca de informações sobre reservas extrativistas e desenvolver pesquisas colaborativas para subsidiar políticas públicas para reservas extrativistas e o diálogo com o movimento social.

- A razão principal de criar o site das reservas foi para ter um espaço próprio de registro de pesquisas - disse Mary Allegretti.

Os pesquisadores já entraram numa polêmica com o site O Eco por causa do artigo "Reservas extrativistas no Cerrado, para quê?", da engenheira florestal Verônica Theulen. A abordagem do site em relação às reservas extrativistas costuma ser carregada de preconceito.

- O artigo de Verônica Theulen sobre as reservas extrativistas apresenta os mesmos limites de muitos outros publicados neste jornal virtual: desconhece a história, simplifica as relações entre sociedade e natureza na Amazônia, não apresenta nenhuma informação concreta sobre os casos que cita, parece não se dar conta do profundo debate ambiental, social, econômico, institucional que ocorre em torno dessa modalidade de uso e proteção dos recursos - rebateu a antropóloga.

Clique aqui para conhecer os trabalhos dos pesquisadores da Rede Reservas Extrativistas.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Mary me parece alguém que persevera. Per se, vera, preserva. Um abraço.

Anônimo disse...

Gostei do Blog, tambem intereçome por comunidades tradicionais e tenho essa visõa de que o desenvolvimento sustentável tem que passar, se não em primeiro lugar pelas comunidades tradicionai lucais e nomades como seber ate que ponto estas comunidades estão necessitando de uma interferência ciêntifica. E qual o nivel de tolerância que vivem estas comunidades para conhecermos nós mesmos como seres Humanos