segunda-feira, 31 de julho de 2006

CONTAS ABERTAS

Vigilância do uso dos recursos federais

Marco Antonio Gonçalves

É provável que vocês saibam da existência do SIAFI, um sistema informatizado onde é registrada a execução do orçamento federal. Trata-se de um sistema destinado aos gestores, ou seja, aos funcionários públicos designados por seus superiores para operar o orçamento em cada órgão, ou unidade gestora, ao qual parlamentares federais também têm acesso, se devidamente cadastrados. Apenas uma pequena parte do sistema é aberta ao público.

Por meio do SIAFI é possível saber, por exemplo, quanto dinheiro o governo destinou à educação e ao transporte público; ou se empresas envolvidas em casos de corrupção continuam sendo beneficiadas por contratos, entre muitas outras coisas.

Como esse sistema contém informação que interessa a todo cidadão, um grupo de parlamentares decidiu criar um outro site, chamado Contas Abertas, onde publicam análises sobre e informações extraídas do SIAFI.

Segundo me informaram, toda madrugada eles transferem as informações atualizadas do SIAFI para um sistema contido no Contas Abertas, a fim de fazer um acompanhamento da execução orçamentária.

Esse serviço é relevante, pois a imprensa não consegue cobrir todas as irregularidades cometidas na execução orçamentária - ou melhor, não consegue apurar todas as denúncias de corrupção envolvendo uso de dinheiro público -, de forma que todos conhecemos apenas parte dos casos de improbidade administrativa que consomem nossos impostos.

Para quem se interessar, é possível cadastrar-se no site Contas Abertas e receber alertas com as novidades publicadas.

O jornalista Marco Antonio Gonçalves trabalha em Brasília como coordenador da Campanha pelo Direito de Acesso a Infomações Públicas. Outro site dedicado ao controle popular dos gastos públicos, que consta na coluna de indicações deste blog, é o Dinheiro Público.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Altino,
Li o post sobre o sítio "Contas Abertas".
Interessado fui até o endereço citado e procurei saber quem faz parte do tal sitio, fui até o "quem somos", não encontrei nenhum nome, somente referencia generica de que fazem parte do grupo pessoas fisicas, juridicas etc, etc,
Tudo isto me leva a refletir, eles adotam o nome "contas abertas",
mas quem acessa o sítio não tem acesso a quem são essas pessoas, como posso confiar num grupo que se autodenomina, independente e eu não posso checar se isto é verdade.
Quis enviar mensagem ao sítio,mas para tanto precisaria me cadastrar.
Posto desta forma me recuso a me cadastrar num sítio "sigiloso" , "opaco" e "sem transparência".
Tudo isto me parece muito estranho e me lembra muito artigo publicado no Observatório da Imprensa sobre a participação do Sanguessuga Emerson Kapaz na entidade "Transparência Brasil".
Voce se refere que um grupo de parlamentares decidiu criar o sítio Contas Abertas, ai a coisa pega de vez, quem são este parlamentares a que partido pertencem, são situação oposição???
Finalizando pergunto:
Que são as pessoas que compõe o sítio citados?????????????
Se você souber, me envie mensagem.
Se você puder enviar esta mensagem para o tal sítio, agradeço.
Abraços.

Laércio

laerciodearaujo@bol.com,br