segunda-feira, 5 de junho de 2006

ROBÔS CHIQUINHO MENDES

Filha de Chico Mendes participará de homenagem organizada pela Petrobrás, que vai batizar de "Chiquinho" a série do Robô Ambiental Híbrido, equipado com câmara filmadora, GPS, sensores de proximidade e obstáculos, sistemas de navegação e captação de som, além de braços que manipulam e coletam amostras em defesa da Amazônia

O nome do líder sindical e ecologista Chico Mendes estará associado à nova geração de robôs petroleiros criada pelos inventores da Petrobras. A série do Robô Ambiental Híbrido, que chegará a ter 100 unidades, será batizada na quinta-feira, durante solenidade no Centro de Pesquisas da Petrobrás, com o nome do seringueiro de Xapuri, assassinado em dezembro de 1988.

Os robôs coletam dados da fauna, flora e água em locais inacessíveis ao homem na Amazônia, facilitando a análise das informações e a tomada de decisões. Os defensores futuristas da região existia desde 2004 apenas nos computadores e mentes de um grupo de cientistas e técnicos.

Convidada pela Petrobrás, Elenira Mendes, presidente da Fundação Chico Mendes, viajou hoje para o Rio, onde participará do evento de apresentação do Chiquinho.

- Estou entusiasmada para conhecer o robozinho que levará o nome do meu pai e que poderá contribuir para que possamos conhecer e proteger melhor a Amazônia que ele tanto amou e pela qual sacrificou a própria vida - disse Elenira Mendes.

O Chiquinho funciona com bateria elétrica recarregável com energia solar não-poluente. Foi construído com uma cabine em policarboneto. É resistente a mordidas de jacaré e suas quatro rodas se adaptam ao solo e à água.

Aprovado na fase de testes, será usado pela Petrobras para ajudar no trabalho de conhecimento da Amazônia, em decorrência da construção do gasoduto que ligará Coari a Manaus, com cerca de 420 quilômetros de extensão.

O robô Chiquinho poderá ampliar a capacidade de deslocamento dos pesquisadores para locais inóspitos da região. Ele deverá lidar com diferenças de nível dos rios da região amazônica, que podem chegar a 15 metros entre os períodos de cheia e seca.

Chiquinho é capaz de flutuar na água dos rios, superar as regiões de interface, normalmente cobertas de plantas aquáticas, e andar em terra firme.

Manipulado por controle remoto, possui um manipulador (espécie de braço), um sensor para medir os parâmetros da água, um coletor e analisador à distância de larvas de mosquito e o recurso da visão por meio de duas câmeras acopladas.


Na fase de testes, Chiquinho superou a expectativa dos pesquisadores do laboratório de robótica da Petrobras. Semelhante a um carrinho de controle remoto, foi testado no Rio Solimões e atravessou bravamente a correnteza e os manguezais, entre outros obstáculos.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito do progeto,mais quanto tempo ele suporta sem ser recaregado,tanto na solar quanto na fonte de alimentaçõa de corrente e queria saber qual o tipo de comunicação
de controle.(via satelite ou radio frequencia e se é atravez de micro ondas)e se tem para vender e o preço.