terça-feira, 13 de junho de 2006

DOIS PANOS PARA MANGA

"Altino,

O João Donato ligou no domingo para a Glória Perez. Ficaram pelo menos meia hora papeando sobre o Acre e os acreanos. Chegaram à conclusão de que acreano é um povo diferente, muito diferente. Donato contou a história do pai, o coronel Donato, considerado homem cruel. E que, ao pesquisar, o irmão Lysias descobriu que ele era apenas um homem que exigia respeito.

Contou que fez uma música chamada "O monstro do tacacá", inspirado no dia em que bebeu muito tacacá na última vez que foi aí.


Glória e Donato ficaram de se encontrar na próxima semana. O Donato falou - e é fato - que tem feito muita coisa para o Acre, inclusive os arranujos para sopros, junto com o Paulo Moura, para o Hino Acreano.

A propósito do Moura, ontem foi o lançamento do "Dois panos para manga". Um pocket show para seis jornalistas, no estúdio da Biscoito Fino, que comprou a primeira produção independente de Donato.

No showzinho, Donato e Moura tocaram quatro músicas, sendo uma delas, Pixinguinha no Arpoador - uma música cheia de citações, a começar pela introdução (vou colocar para você ouvir) que cita o próprio Carinhoso e até "La vi en rose". Eles podem, eles podem.

Donato já chegou com mais novidade: mostrou o novo CD para o irmão letrista Lysias Ênio, que já fez a letra em tempo recorde. Veja:

Meu coração bate feliz eu sei porque
O seu amor me faz sorrir e bendizer
É você o amor que eu sempre sonhei
Um por-de-sol no Arpoador

Dentro do meu coração sinto você
“Il me dit des mots d’amour”
Eu sei porque
Em cada canção de amor tem
Um verso que eu fiz pra te dizer
Esse nosso amor merece um close
E viver ”La vie em rose”
Cor de rosa pra nós dois

Meu coração bate feliz eu sei porque
Me faz pensar
“Dês yeux que font baisser les miens”
Vou sonhar com você o melhor e depois
Um por de sol no Arpoador

...

Dentro do meu coração sinto você
“Il me dit des mots d’amour”
Eu sei porque
Em cada canção de amor tem
Um verso que eu fiz pra te dizer
“Esse tal de amor não foi inventado
Foi negócio bem bolado”
Cor de rosa pra nós dois

Sei que nosso amor é mais gostoso
Fim de papo
Carinhoso
Por-de-sol no Arpoador

Bem, enquanto dava entrevista, Donato recebeu ligação da Rádio Eldorado, de São Paulo, que promove o prêmio Visa.

Donato e Lysias Ênio tinham sido selecionados para a fase final do prêmio, pelo conjunto da obra dos dois. Lysias é o grande parceiro de Donato (no maior número de músicas). As músicas selecionadas: "Amazonas", "Até quem sabe", "Café com pão" e "E muito mais".

Ivone Belém"

A jornalista gaúcha Ivone Belém é casada com o músico acreano João Donato. A música "O monstro do tacacá" resultou de uma foto que fiz do João tomando tacacá, que já foi publicada neste blog. Após tirar a foto, perguntei se ele queria conhecer o monstro do tacacá. Ao ver a foto, João sorriu. Bom menino que é, encontrou inspiração na saborosa cuia. Clique aqui para ler mais sobre o disco "Dois panos para manga", no site da Biscoito Fino.

Nenhum comentário: