quarta-feira, 10 de maio de 2006

TRAGÉDIA

Maio é maio, o céu permanece límpido, mas de repente as águas do rio Acre ficaram manchadas de sangue. A tragédia pela qual os adversários políticos do governador Jorge Viana tanto torciam aconteceu.

O geólogo paulista
Mário Juiti Motidome morreu hoje, por volta das 10 horas, enquanto vistoriava as obras da passarela que o governo estadual está construindo para revitalizar o centro de Rio Branco.

O técnico desembarcou em Rio Branco na noite de ontem. Uma peça de madeira caiu de um andaime e acertou a cabeça dele. A morte foi instantânea.
Motidome estudava a possibilidade de ser feita contenção nos barrancos do rio Acre, no trecho que abrange a passarela em obras.

O hidrólogo Carlos Alberto da Silva Cordeiro sofreu escoriações leves numa perna. Sócrates, um técnico do Imac que estava num barco, sob a passarela, saltou e nadou sem nada sofrer.

- Nosso governo foi atacado de forma irresponsável e criminosa por pessoas que não querem outra coisa a não ser fazer política para atender seus interesses pessoais. São pessoas que se comportam como aves de mau agouro - reagiu Jorge Viana ontem, após as críticas de opositores à erosão numa das cabeceiras da passarela.

A manchete do jornal Página 20 hoje foi "Governador Jorge Viana diz que críticos de obras torcem por tragédias". A imagem que ilustra esse post é da nota oficial distribuída ontem pelo Governo do Acre na tentativa de tranquilizar a população.

Quem quiser conferir a importância da passarela para a revitalização do centro de Rio Branco deve clicar aqui. Os opositores estão preocupados com o impacto eleitoral da obra.

As obras de revitalização do centro estão entre as muitas que Jorge Viana pretende inaugurar antes das eleiçoes. Elas estão transformando a paisagem da cidade e até o governador costuma chamá-las de "nosso Pelourinho".

- Essas obras têm o sentido de resgatar a história, mas existe uma coisa complicada: é o desamor dos administradores que passaram por essa cidade, que deixaram cada lugar que essa cidade tinha ser destruído. Tanto Raimundo Angelim [prefeito petista de Rio Branco] quanto eu estamos nessa tarefa difícil de devolver pro público o que era público, espaços que foram privatizados por conta de política, de eleição, por pessoas que viraram profissionais da política. É por isso que eu tenho horror pelos profissionais da política - afirmou Viana durante entrevista ao blog, em março.



Um comentário:

Anônimo disse...

Altino, que tragédia!
Apesar de não ser supersticiosa, creio que em energias que, se negativas, podem provocar uma coisa como essa.
Imagino que "as aves de mau agouro" estejam esfregando suas sujas mãos em vista do uso político que poderão (e irão) fazer com essa tragédia.
Sinto muito, meu amigo.