quarta-feira, 17 de maio de 2006

JUSTIÇA FECHA JORNAL

A Justiça do Amapá acaba de conceder uma liminar ao PDT, partido do governador Waldez Góes, na qual determina que seja desativado imediatamente a edição on line do jornal Folha do Amapá. O descumprimento pode resultar em multa diária de R$ 5 mil.

- Eles alegam propaganda antecipada extemporânea negativa e que o jornal está denegrindo a imagem do governador, que é candidato à reeleição - disse a editora-chefe, Maracimoni Oliveira.

A Folha do Amapá, ligada ao ex-senador João Alberto Capiberibe, é um jornal declarado de oposição. As supostas falcaturas do governo estadual sempre merecem manchetes no jornal, cuja versão on line conta com 782.193 acessos desde junho de 2003.


Juiz acata pedido do PDT e tira do ar
a edição on line da Folha do Amapá

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral, Anselmo Gonçalves, concedeu há pouco uma liminar requerida pelo Partido Democrático Brasileiro, o partido do governador Waldez Góes, mandando retirar imediatamente a edição on line da Folha do Amapá, sujeita a pena de multa diária de R$ 5 mil.

O PDT entrou com uma representação contra a Folha do Amapá na qual alega estar o jornal promovendo propaganda eleitoral extemporânea negativa. O partido do governador questiona todas as matérias da edição onde é citado o nome de Waldez Góes, inclusive na coluna de humor "Tomates Silvestres". Segundo o PDT, há interesse em macular a imagem do governador e de seus aliados, visto este ser pretenso candidato à reeleição.

Na petição, o PDT cita efusivamente as matérias de capa sobre a saída da Sólida Siderurgia; a denúncia de maus-tratos na fazenda dos deputados Jorge Amanajás e Eider Pena, feita por três ex-funcionários dos deputados à Delegacia do Trabalho; e os gastos abusivos com propaganda no governo Waldez Góes.

A manchete da edição 571 reporta a saída da Sólida deixando cerca de 300 desempregados e muitas dívidas e o fato de a empresa ter chegado no Amapá e ter tido aval do governo do Estado, cujo governador, participou da festa de instalação e inauguração. O governo estadual chegou a veicular propagandas anunciando a chegada da empresa e muitos empregos no Estado. No próprio site oficial do governo do Amapá está o release onde o Waldez Góes festeja a chegada da Sólida.

A edição, que comemora 15 anos da Folha do Amapá, foi às bancas na sexta-feira, 12, e a decisão saiu hoje à tarde. A Folha vai recorrer da decisão, que está reproduzida no site do jornal.

Telefone da Folha do Amapá: (96) 3083-2794 ou 9119-2783, da editora Maracimoni Oliveira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Altino, boa tarde.
Vou ser muito franca com você. Eu detesto censores, principalmente estes que usam a política para privar as pessoas de qualquer tipo de informação. Como se suas ações e omissões fossem mais importantes que o nosso direito de conhecê-las.
Espero que o autor da ação e o juiz que autorizou essa bobagem ardam nos círculos dantescos mais profundos.

Anônimo disse...

Sou jornalista da Folha do Amapá e gostaria de informa-los que a censura não parou na edição 571. A nova edição (572) foi para as bancas esta manhã (19/05) e agora, no final da tarde, uma nova liminar da justiça já está nas mãos de um oficial para que a Folha retire das bancas todos os exemplares e da internet a edição on line. Agora vamos chegar? Cadê a liberdade de imprensa? É proibido diverger e/ou praticar oposição no Amapá?
Somos profissionais acima de tudo e não inventamos notícias, elas são fatos e temos provas das mazelas que o estado vem sofrendo.