terça-feira, 16 de maio de 2006

GUERRA AO DIOGO MAINARDI

Advogados vão disponibilizar na Internet petição na qual os acreanos podem exigir na Justiça 20 salários mínimos por danos morais contra o escritor Diogo Mainardi

Tião Maia

O escritor Diogo Mainardi, que embarcou na polêmica do presidente boliviano Evo Morales, e afirmou no programa Manhattan Connection, transimitido pelo GNT - Canal 41 (Net/Sky), que o Acre não vale um cavalo “pangaré”, vai sofrer as conseqüências da infeliz declaração no “órgão” mais dorido do corpo humano: o bolso.

Além dos protestos de parlamentares dispostos a brindá-lo com cartas de repúdio e títulos de “persona non grata”, Mainardi deverá ser processado judicialmente e, se condenado, deverá ser obrigado a pagar até 20 salários mínimos a cada um dos cidadãos acreanos ou residentes no Estado que ajuizarem contra ele ações por perdas de danos morais no Juizado Especial de Pequenas Causas.

As ações iniciais serão impetradas ainda esta semana pelos Gumercindo Rodrigues e Odilardo Marques, que deverão disponibilizar a petição na Internet para que cada cidadão interessado possa apenas preencher seus dados e representar contra Mainardi na justiça.

- Em ações desta natureza, não é preciso de advogado. Nós vamos entrar com ações individuais e incentivar os cidadãos acreanos ou aqui residentes a fazerem o mesmo. Ele foi preconceituoso e muito infeliz - disse Rodrigues.

De acordo com os advogados, a declaração de Mainardi causou “grave lesão à honra” dos acreanos ou de outros cidadãos que vivem no Estado.

Junto com a petição inicial, deverá ser fornecido o trecho da declaração em que Mainard faz as ofensas ao Acre e aos acreanos. A declaração foi feita no programa “Manhattan Connection”, que foi ao ar no último domingo, sendo reprisado na quarta-feira.

Em tom de deboche, quando os jornalistas debatiam a infeliz e inverídica declaração de Evo Morales, feita em Viena, dando conta de que o Acre havia sido conquistado da Bolívia a troco de um cavalo, Mainardi disse que os bolivianos saíram perdendo. Segundo o jornalista, o Acre não vale sequer um cavalo.

O deboche do colunista pode custar caro porque os acreanos passaram da indignação à prática. Em parceria com os advogados Odilardo Marques e Gomercindo Rodrigues, o gabinete da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) prepara uma grande mobilização popular para colher assinaturas de todos que se sentiram ofendidos pelo escritor, para processá-lo.

- Ele demonstrou total desconhecimento da história brasileira e, em especial, da do Acre, desde os tempos de Galvez e Plácido de Castro. Desconhece inclusive o esforço de sobrevivência de um Estado que se preocupa com a Amazônia brasileira - afirmou Perpétua Almeida.

A polêmica envolveu também a Assembléia Legislativa do Acre. O deputado Fernando Melo (PT) promete uma moção de repúdio ao colunista.

- É lamentável que uma revista do prestígio de uma Veja dê guarida a um delinqüente da palavra como é este Mainardi, cuja coluna é um desserviço à cidadania e ao Brasil que os brasileiros de bem vêm construindo no dia a dia - disse Melo.

- Vou mostrar a este homem menor que o Acre, que não tem reservas minerais, que não tem gás ou outras riquezas, paga o melhor salário de professor do país. Um Estado que honra compromissos e paga bem seus professores precisa ser melhor respeitado - concluiu o deputado Moisés Diniz (PCdoB).

Tião Maia é jornalista acreano

12 comentários:

Anônimo disse...

Altino, disponibiliza a petição no teu blog, pois aquele filho d'uma égua (ops, ofendi a égua) terá trabalho não só com a justiça acreana mas de todo o país, pois os acreanos que moram em outras plagas vão dar trabalho para esse idiota...

Anônimo disse...

Gostaria de hipotecar minha solidariedade ao povo acraeano e protestar contra esse jornalista cretino e viés fascista que o Diogo Mainardi. O povo acreano e as suas autoridades têm dever de repudiar nacionalmente essa agressão sofrida pelo jornalista da Veja.
Robert Lobato
Administrador de Empresas
São Luis - ma

Anônimo disse...

tem que pro

Anônimo disse...

Toda a minha solidariedade, de gaúcha, ao Acre e aos Acreanos. Diogo Mainardi é fascista suficiente para indignar uma Via Láctea todinha, além de um Brasil inteiro. Nunca discuti nem jamais discutirei com ele, pq descobri que, alí, a perversão é total: ele gosta de apanhar. Ah... mas pagar indenizações, isso é outra coisa! Força aí! ESFOLEM A CONTA BANCÁRIA desse crápula!

Anônimo disse...

Não gostar do Mainardi entendo. Achar ele ignorante, intolerante, desagradável, entendo também. Porém processar ele por não gostar do Acre não seria uma maneira pouco adequada de defender o estado?
Imaginem se os Argentinos resolvem processar todos os Brasileiros que falam mal do Brasil!
E responder ao deboche com insultas ("cretino" "fascista") não seria um pouco ilógico quando se quer processar Mainardi justamente por ter ofendido?
Será que o Acre quer mesmo chamar a atenção nacional silenciando um jornalista?

Anônimo disse...

Penso que foi 'de uma infelicidade total' o incorreto 'deboche' do jornalista DM e que o mesmo deve pedir desculpas ao Povo Acreano.

Anônimo disse...

Eric Maheu, Não queremos silenciar ninguém, queremos respeito.
hehe, futebol e politica ningué descuti.
Mas se o Diogo falar na coluna dele em nivel nascional que você e corno, ladrão e um viadinho. você ia ficar relax e fingir q nada aconteceu neh?


bem no lance do acre querer aparecer, digo q naum precisamos disso. fiquem por ai, pois os ultimos serao os primeiros.

Valeu

Anônimo disse...

Quando dói no bolso a coisa fica séria.Ao que me consta ser jornalista não dá direito ao D.M.ente falar o que bem quizer.ACREANOS vamos nos defender, se ele não sabe o que é oAcre agora vai saber.É inaceitável!

Anônimo disse...

Até que achava algumas coisas q o Diogo escrevia em seus artigos, interessantes...tinha ele como um bom crítico, mas essa ultima dele, só mostrou-me q ele nao passa de mais um desses q gostam de aparecer! Q a máscara dele caiu...mostrando-se um péssimo profissional e ainda por cima mal informado! é uma vergonha! sinto uma profunda pena e indignação dele! ele perdeu todos os créditos, não só comigo. mas com os demais ACREANOS!

Anônimo disse...

Penso que os acreanos devem processar o Mainardi, sim. Os jornalistas do chamados "grandes centros" precisam conhecer e respeitar todo o Brasil. Se eu fosse acreana, eu o processaria.
Cristina
Paraná

Anônimo disse...

Fala sério! O Mainardi é um cretino, polemista barato e porta-voz dos reacionários. Mas a piada foi boa, não há como negar, e a reação desproporcional dos cidadãos "ofendidos" só fez com que pessoas como eu tomassem conhecimento da declaração do Mainardi e dessem boas risadas com ela. Deixem de ser provincianos!

Anônimo disse...

Quero me solidarizar com o povo acreáno e com todos os outros povos que esse canalha costuma atacar com suas ideias fascistas e reacionárias. Tem que haver um jeito legal de fazer esse cara pedir desculpa a todos os brasileiros não só por essa declaração mas sim por muitas outras que le vem vomitando nos meios de comunicação.