terça-feira, 16 de maio de 2006

AYAHUASCA NO BRASIL

Do juiz federal Jair Araújo Facundes, que toma Daime desde o nascimento e integra o grupo de estudos multidisciplinar do Conselho Nacional Antidrogas, no artigo "Constituição, Ayahuasca e o Conad: um novo caminho":

- O Estado Brasileiro deu notável demonstração de soberania e respeito à sua história e a seu povo ao reconhecer manifestação cultural própria e autêntica, provinda de quem contribuiu para construção da identidade nacional, os índios. Nas palavras do Presidente do CONAD, Gen. Paulo Roberto Y. Uchoa: “não se discte a autorização para o uso ritual da ayahuasca no Brasil. Isto já é pacífico há muito” (grifei). Ocorre que ayahuasca, com sua expansão no meio urbano a partir de 1980, tomou novas conformações, diferente de suas origens, de modo que há, na atualidade, a) uso não-ritual (a título de experiências terapêuticas que desafiam o código de ética médica, terapias alternativas, uso recreativo); b) intenso e lucrativo comércio (com ofertas na internet, jornais; em algumas cidades já há até disk daime), c) turismo (eufemisticamente denominado de religioso); d) introdução, por alguns e bem definidos grupos, de cannabis sativa e outros psicoativos associados a ayahuasca, os quais abrem a discussão acerca do caráter ilícito, sob a ótica penal, desta associação. As nuances que a ayahuasca assumiu na atualidade exigem estudo, levantamento, reflexão madura e serena e decisão por parte dos envolvidos e do Estado.

Clique aqui para ler o artigo completo no jornal Página 20.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estimado jornalista, sou terapeuta transpessoal,mineiro de Belo Horizonte, vivo na Argentina e realizo uma investigaçao sobre a consciencia humana ha 10 anos. Gostaria de conseguir ayauaskar para tratamentos com drogaditos e outros pacientes que me acodem necessitando uma ajuda, onde este chá traria otimos resultados. Gostaria se possivel conseguir-me uma fonte segura e honesta para que eu possa adquiri-lo. Trabalho com pacientes terminais, juntamente com minha esposa que é medica, porém nao atuamos de maneira tradicional e sim espiritual ou energetica. Realizamos operaçoes espirituais em todas as enfermidades conhecidas, porém nao divulgamos nosso trabalho em nenhum meio de comunicaçao, somente por indicaçao dos próprios ex-pacientes e amigos. Perdoe-me por este e-mail, mas "acidentalmente" entrei na sua pagina web e como nao acredito em coincidencias...te agradeço com todo coraçao. Um abraço, Roberto da Fonseca.