segunda-feira, 24 de abril de 2006

SIMPLESMENTE JOÃO DONATO

É certo que micos acontecem em qualquer lugar, mas ontem dois se propagaram em ondas médias, curtas e tropicais e até foram presenciados pelo governador Jorge Viana: a Rádio Difusora Acreana não possui em sua discoteca vinil ou CD de João Donato. Além disso, ao comparecer ao estúdio da "Voz das Selvas" para ser entrevistado, o músico foi recepcionado pelo locutor, no ar, com a seguinte primeira pergunta: quem é o senhor?

Falei com João Donato e a mulher dele, a jornalista Ivone Belém, na sexta-feira, sugerindo a conveniência da entrevista. Aceitaram prontamente e tratei de agendá-la com o diretor da emissora, Washington Aquino, que, mui genero, disse que o músico poderia comparecer entre 9 horas e meio-dia.

Fiquei em casa esperando que João ou Ivone telefonasse, mas ambos seguiram para a rádio achando que eu já estaria lá. Diante da demora, fui almoçar, depois liguei o notebook e acessei a transmissão da emissora via internet. João estava no ar falando como nunca e tocando sanfona.

Telefonei pra rádio e participei da conversa. Contei que estava acompanhando a transmissão via web e João contou que uma ouvinte acompanhava da Espanha da mesma maneira.

O músico veio ao Acre porque o governo estadual decidiu homenageá-lo batizando de João Donato a Usina de Comunicação e Artes
. Ele não se afetou por ser um ilustre desconhecido para o apresentador do programa, mas depois, durante a tarde, várias vezes manifestou surpresa com o fato de não existir vinil ou CD de suas músicas na emissora onde começou a carreira.

- Você vai ter que pagar jabá pro pessoal da Difusora - brincou a cineasta Tetê Morais, mulher de Lysias Ênio, irmão de Donato, um dos principais letristas das canções do compositor. Ambos acompanham o músico. A artista plástica Eneida, irmã de Donato, também.

Ela estudou piano durante nove anos e foi parceira de Donato no começo da carreira. Desistiu da parceria musical ao perceber que Donato esbanjava talento para voar sozinho. Eneida, que é comissária de bordo aposentada, passou 60 anos e um mês até voltar ao Acre.

O ministro Gilberto Gil participa hoje, às 17 horas, da inauguração da Usina de Comunicação e Artes, mas nem vai pernoitar no Acre. Talvez o cerimonial diga que Gil tem uma reunião importante com Lula em Brasília, mas na verdade o próximo compromisso dele é Cannes.

Ele desembarca de jatinho da FAB por volta do meio-dia. A Usina João Donato foi idealizada pelo ex-secretário de Educação e vice-governador Binho Marques, que é o pré-candidato do PT à sucessão de Jorge Viana.




João Donato e Ivone Belém














Donato foi pra beira do Rio Acre tocar sanfona




















- O rio tem a mesma cor de quando eu era garoto. Cadê o canoeiro que me deu a melodia de "Lugar comum"?


Lysias Ênio foi patinar na lama após mergulhar no Rio Acre













O piloto e coronel João Donato de Oliveira, pai do músico

Um comentário:

Anônimo disse...

hello from a New Zealand blogger. Do not know your language, but listened to the accordion music. great !!1