sexta-feira, 28 de abril de 2006

DAVI SOPCHAKI

Meu amigo Davi Sopchaki, 18 anos incompletos, é estudante de engenharia florestal da Universidade Federal do Acre e apaixonado pela caótica Rio Branco. Desde os 15 anos se dedica a fotografar cada cantinho da cidade. É dele a fotomontagem "antes e depois" do Calçadão da Gameleira, centro antigo da cidade, enviada com a seguinte mensagem:

- Ainda bem que não me lembro mais daquele tempo.

Descendente de poloneses, Sopchaki desde o ano passado mantém uma galeria de fotos da cidade no portal Guia Rio Branco.

- Sempre foi do meu interesse divulgar a cidade. Resolvi tirar um monte de foto porque não achava quase nenhuma na internet. Quando apareceu uma câmera digital aqui em casa, resolvi tirar as fotos e as divulgava num fórum nacional relacionado a fotografia. Quando publiquei no Orkut, o Alan Assad, dono do Guia Rio Branco, me chamou pra ter a galeria - conta.

O estudante disse que vem conseguindo o que queria: divulgar a cidade. Deixou o endereço do MSN dele na página e muita gente o procura. Geralmente são pessoas que estão se preparando para viagem ao Acre a trabalho.

- Elas perguntam de tudo, desde o nome dos melhores bairros até se existe lugar que faz chapinha permanente no cabelo.

Clique aqui para conhecer um pouco da cidade e o trabalho voluntário desse nobre acreano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Altino, boa noite, bom dia.

Eu nem consegui ver tantas fotos, mas o trabalho desse menino é realmente espetacular.
É admirável essa simplicidade e esse desprendimento juvenil.
Pessoas e coisas assim, tão boas de conhecer e ver, só são encontradas aqui no seu blog.

Beijos

Anônimo disse...

Olá Altino, Vi esse post e não podia deixar de comentar.
O Guia sempre tive em mente divulgar, mostrar e tentar através da internet, passar o sentimento de orgulho para nosso Acre.

Quando vi o trabalho do Davi a primeira vez no Orkut, não pensei duas vezes, logo envie um e-mail oferecendo nosso portal, Oguiariobranco.com.br para ele dispor na internet oque ele mais gosta de fazer, fotografar. Ele é um garoto, bom, dedicado e muito inteligente.

Hoje o Portal oguiariobranco.com.br está no ar desde 2003, vamos fazer 3 anos dia 15 de Julho deste ano. Com muita dificuldade vamos aumentando nosso conteúdo e mostrando a todos tudo q existe.

Já Procuramos o governo e prefeitura para poder desenvolver melhor um trabalho sobre a cidade em cima de foto-jornalismo e conscientização de melhoria de qualidade de vida e serviços, mas não é bem o interesse deles, pois não temos política, somos apenas um site para mostrar coisas boas que nossa terra oferece.

Quero lembrar que ninguém antes do Guia Rio Branco teve a idéia de mostrar ao mundo como é Rio Branco de ponta a ponta.

Temos poucos, mas temos! empresários que dão grande valor e sabem o quanto nosso site tem visitas diárias, basta acessar o portal e ver ao lado direito em ordem grandes empresas que faz o guia manter seu trabalho. Todos que acessam o Portal sabe de Cara quem Patrocina e quem deveria patrocinar.

Digamos que temos o maior acervo de fotos do Estado, não somos profissionais e temos mais... Também temos centenas de fotos da nossa pobreza, da falta de saneamento, crimes, flagras e muita poluição visual.

Vamos continuar nosso trabalho e em breve o foto-jornalismo para mostrar realmente como realmente é. O que tem para oferecer e oque têm para melhorar!

Um Abraço Altino. Nunca vou esquecer que antes do Portal ser Lançado você já tinha encontrado antecipando e passando para todos a noticia de nossa vinda. Obrigado

Davi, continue assim meu Camarada, qualquer coisa que precisar, estamos até debaixo d´agua.

:)

Alan Maia Assad
www.oguiariobranco.com.br
MSN: alan_assad@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns Davi! Estou muito orgulhosa viu.

Anônimo disse...

Orgulho da prima!!!