segunda-feira, 10 de abril de 2006

AOS POVOS INDÍGENAS

A Justiça Federal no Acre apresenta amanhã, a partir das 10 horas, no seu Espaço Cultural, a exposição "Nossos Índios em Traços e Cores", com telas do artista plástico acreano Uelinton Santana.
A exposição, que permanecerá até o final de abril, é uma homenagem aos povos indígenas do

Acre.

A administração da Justiça Federal no Acre transformou, em 2005, o hall de entrada do seu prédio em espaço destinado a manifestações culturais. Em 2006, o Espaço voltou a ser palco de manifestações da arte acreana. Nesse ano, foram realizadas duas exposições, somando cinco artistas expositores.


A Justiça Federal é responsável pela resolução de todos os conflitos jurídicos que envolvem direitos indígenas. Para o diretor do foro, o juiz federal David Wilson de Abreu, a iniciativa abre um caminho no processo de humanização da justiça e de melhor compreensão da causa indígena.

- A exposição agrega valor cultural à atividade fim da justiça, que é a resolução de conflitos através do processo. Dessa forma, entendemos que a contribuição para uma sociedade mais consciente está sendo dada, pois quando compreendemos nossa cultura, a vida em sociedade se torna muito mais fácil - assinalou o juiz.

O artista
Uelinton Santana é acreano e começou a pintar desde cedo. Sua técnica chamou a atenção quando expôs fora do Estado, em coletivas. As vinte telas da exposição mostram a leitura do artista sobre os povos indígenas do Acre, com uma forte carga de crítica social.

Premiado com a menção honrosa no último Salão de Artes Plásticas Hélio Melo, Uelinton tem um trabalho marcado pelo experimentalismo em técnica mista, o que confere às suas obras uma força ímpar.

O vernissage contará com a presença do Secretário dos Povos Indígenas, Francisco Pinhanta, do presidente da Fundação Elias Mansour, Assis Pereira, do Administrador da FUNAI no Acre, Antônio Apurinã e de representantes indígenas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já fiz tanta entrevista com Ueliton, e o mais interessante é que ele sempre apresenta novidades a cada exposição. Vencedor, trabalha com muito esforço e não espera por ninguém. E o talento, é só ir conferir na exposição!

Anônimo disse...

Parabens a voce Uelinton por seu lindo e cultural trabalho, parabens ao Ministerio publico pois dessa forma mostra tambem o outro lado da justica, parabens a todos nos povos indigenas, por sermos tao lindos, diferentes, e com nossas diferencas unidas em um so objetivo, defender nossa causa e nossa casa, nossa terra. Gostaria muito de estar nessa exposicao, mas como nao posso, fica pra proxima...Yaka

Anônimo disse...

bonjour, je suis parisien et j'aime beaucoup les peintures de Uelinton Santana.
Uelinton fait un travail magnifique.
Stéphan
tropicalcolor@hotmail.com