sexta-feira, 24 de março de 2006

EXÉRCITO LIBERTADOR

Documentos registram correspondência entre o Coronel Plácido de Castro, o “Libertador do Acre”, e Forças Bolivianas. Os mapas encontrados são de 1907



Uma vistoria da Promotoria de Justiça da cidade gaúcha de São Gabriel em um acervo particular, atualmente administrado pelo Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, localizou diversos documentos que mostram a expansão do território brasileiro. Foram descobertos manuscritos, mapas e esboços de navegação no Acre.


Clique aqui para conhecer as fotos e a reportagem de Celio Romais, da assessoria de comunicação do Ministério Público do Rio Grande Sul.

A foto acima, de Plácido de Castro, foi tirada pelo explorador Percy Fawcett, que trabalhou no Ceilão para o serviço secreto britânico e foi contratado pelo governo da Bolívia, que precisava demarcar suas fronteiras.

O coronel Percy Fawcett esteve com o coronel Plácido de Castro um ano antes do comandante da Revolução Acreana ser assassinado. Fawcett, que acreditava na existência de várias cidades perdidas, desapareceu misteriosamente nas terras brasileiras.

Saiba mais a respeito do encontro de Plácido de Castro e Percy Fawcett aqui.

Nenhum comentário: