quarta-feira, 29 de março de 2006

ESTADO DA FLORESTANIA














O Estado do Acre é o primeiro no país a dispor de um Mapa de Gestão Territorial, resultante da segunda fase de seu Programa de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). O mapa reflete a visão do governo e da sociedade sobre o novo estilo de desenvolvimento que está sendo construído no Estado, pautado na valorização do patrimônio sócio-cultural e ambiental e na participação popular, também conhecido como florestania.


A solenidade de lançamento do Mapa de Gestão Territorial do Estado do Acre, ocorrida na manhã de hoje, no Teatro Plácido de Castro, contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre autoridades e populares.

O governador Jorge Vaiana disse que uma parte do sonho de companheiros como Chico Mendes está sendo realizada. Ele
agradeceu o apoio da ministra do Meio Ambiente Marina Silva e do presidente Lula e de vários órgãos do governo federal.

- Tenho certeza de que não estamos apresentando um produto frio, uma peça técnica desprovida de emoção. Estamos, na verdade, mostrando uma maneira despojada e sincera de fazer as coisas: a maneira como o heróico povo acreano quer e merece ser tratado.

O plano de desenvolvimento do Acre tem como base o ZEE, que estabelece limites para que o respeito à vida seja ilimitado, define cada área para que a floresta permaneça inteira e torna prática a idéia da sustentabilidade.

Nos sete anos da gestão de Jorge Viana houve um incremento de 120% de áreas protegidas no Acre, 24% de assentamentos e 3% de terras indígenas. Antes só havia a Floresta Estadual do Antimary.

Temos criadas também três Unidades de Conservação de Uso Sustentável - a Floresta Estadual do Rio Gregório, a do Rio Liberdade e a do Mogno -, além de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Estadual do Chandless


Somando as áreas de proteção ambiental oficialmente reconhecidas pelo governo federal, estadual e municipal, o Acre apresenta atualmente sete unidades de conservação de proteção integral, representando 1,7 milhão de hectares (10,52% da área do Estado) e 15 unidades de conservação de uso sustentável, atingindo 4 milhões de hectares (24,7% da área do Estado).

Somando estas áreas aos 2,1 milhões (13,1%) das terras indígenas, o Estado possui 48,32% de seu território protegido pelas unidades de conservação, o que simboliza o compromisso de seu povo com o desenvolvimento da região, unido à conservação ambiental.

- Um próximo desafio é avançar na incorporação das diretrizes do Mapa de Gestão Territorial entre os instrumentos de políticas públicas afins. Vamos adiante: modestamente, estamos apenas começando - afirmou Jorge Viana.

O governador assinalou a importância da experiência acreana para a construção do futuro da Amazônia ao colocar a realidade num mapa e desenhar um sonho sobre o mesmo mapa.

- O que estamos fazendo nas cabeceiras dos rios pode espalhar-se por toda a Amazônia. É esta contribuição de nosso povo a um esforço que toda a humanidade faz para renovar a esperança no início de um novo milênio - acrescentou Viana.

O mapa expressa uma visão estratégica do governo e da sociedade acreana sobre o processo de construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, voltado para o combate à pobreza e à exclusão social, o respeito à diversidade social, a eficiência e atividades econômicas com a geração de emprego e renda; e a conservação e o uso inteligente do patrimônio natural.

Ele apresenta princípios e diretrizes de desenvolvimento sustentável adotados no Acre e o papel estratégico do ZEE. As características e diretrizes de uso de cada zona e sub-zona são expostas no mapa, destacando as necessidades de articulação com os principais instrumentos de políticas públicas.

O mapa foi elaborado a partir de um conjunto de estudos de diagnóstico e prognóstico, realizados no âmbito do ZEE: recursos naturais, sócio-econômico, e político-cultural. Os resultados serão divulgados em publicações específicas, por eixo temático.

Estão sendo lançados produtos didáticos, incluindo um DVD interativo para gestores, produzido em conjunto com o IBGE. O DVD disponibilizará bases de dados cartográficos e estatísticos do programa estadual de zoneamento ecológico.

Está previsto também o lançamento de cadernos temáticos, jogos ambientais para crianças e outros materiais educativos para utilização em escolas, organizações comunitárias etc.

O governo espera que os demais produtos sejam aproveitados pela sociedade, como subsídios e orientações estratégicas para a construção do novo modelo de desenvolvimento sustentável pretendido para o Acre.


Uma estratégia fundamental é implantar e consolidar um economia florestal, baseada no manejo sustentável múltiplo dos recursos naturais (floresta, solo, rios, lagos e serviços ambientais) combinada com atividades agropecuárias sustentáveis e a proteção de ecossistemas.

O governador Jorge Viana e o diretor de geociências do IBGE, Guido Gelli, assinaram hoje um protocolo de cooperação técnica para execução de 13 iniciativas, entre as quais se destacam a divulgação dos mapas (político, solos, geologia, geomorfologia e vegetação) na escala 1:250.000, elaboração de um CD interativo com informações ambientais, instalação de refletores para calibração do satélite ALOS de imageamento, desenvolvimento de indicadores ambientais, censo agropecuário e formação de um grupo de trabalho para propor metodologias e definir indicadores específicos para a população amazônica.

Nenhum comentário: