quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

ROCK DA FLORESTA



Por Diogo Soares (*)

Duas bandas acreanas vão passar o carnaval em Cuiabá, a capital do Mato Grosso. Se alguém pensa que os roqueiros da terrinha vão para algum tipo de retiro espiritual, se enganou: Los Porongas [foto] e Camundogs foram convidadas a participar do IV Grito Rock, evento que abre o calendário anual de festivais independentes no Brasil.

O convite veio a partir da interação que a banda Los Porongas e o selo Catraia Records estabeleceram com produtores nacionais, a partir da realização do Festival Varadouro, em Rio Branco, no ano passado, e também pela participação de Daniel Zen (Catraia Records) e João Eduardo (guitarrista dos Porongas) nas discussões do 11º Goiânia Noise, onde foram articulados a Associação Brasileira de Festivais Independentes e o Circuito Fora do Eixo.

Para João Eduardo, esse é um momento ímpar:

- Mostrar as nossas músicas num evento como esse é possibilitar que muito mais gente escute o som do Acre, além de interagir com as bandas e produtores nacionais para fazer um Festival Varadouro, aqui no Estado, muito melhor - afirmou o músico.

O IV Grito Rock começa hoje e continua nos dias, 25, 26 e 27 de fevereiro. Los Porongas e Camundogs se apresentam amanhã, no sábado, 25. O evento é organizado pelo Espaço Cubo Produções. Além dos shows, vai agregar discussão a esse carnaval do rock. Várias entidades vão discutir o fortalecimento da integração entre as regiões. O Acre participará dos debate que acontecem no domingo, 26.

O festival, além de apresentar vários nomes da cena de Cuiabá para o Brasil, também vai contar com a presença de nomes conceituados no circuito independente brasileiro, como Zeferina Bomba(PB), Ecos Falsos (SP), Porcas Borboletas (MG) e Vangauart (MT). Quem quiser saber mais sobre o festival pode acessar o blog Espaço Cubo.

Os Camundogs lembraram que a banda foi apoiada pelo vereador Márcio Batista e pela bancada do PcdoB.
- O Márcio sempre foi um apoiador do rock no Acre e conseguiu articular nossas passagens com Edvaldo, Perpétua e Moisés Diniz pra gente mostrar nosso trabalho em Cuiabá - disse o vocalista da banda, Aarão Prado.

Os Los Porongas tiveram o apoio da Fundação Elias Mansour para essa empreitada musical.

- O presidente da Fundação, Assis Pereira, não poupou esforços para viabilizar as passagens, fator essencial para podermos representar o Acre lá fora. E esse é o papel da Fundação: apoiar quem está produzindo - afirmou Jorge Anzol, baterista do grupo.

(*) Diogo Soares é poeta e compositor da banda Los Porongas.

Nenhum comentário: