sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

JORGE PLÁCIDO DE CASTRO

O governador Jorge Viana anunciou hoje, em cadeia de TV, que na próxima semana, possivelmente na quarta-feira, manterá reunião na Rede Globo, com a presença da novelista Glória Perez, para tratar da minissérie que será produzida sobre a história do Acre. Nos últimos dias, o governador e a novelista têm conversado por telefone sobre a minissérie, que vai ao ar no próximo ano, substituindo a atual JK.

A minissérie terá como enredo a saga do povo acreano, numa homenagem aos 100 anos de constituição do Estado do Acre. A novelista Glória Perez é acreana, de Rio Branco.
Escrever sobre o Acre sempre foi o grande sonho dela, que acredita que a minissérie sobre o Acre será o seu trabalho mais bonito.

A Universidade Federal do Acre e o Governo da Floresta assinaram hoje, no Palácio Rio Branco, um convênio que possibilitará a formação superior de professores para educação básica da área rural e em municípios de difícil acesso, como Assis Brasil, Mal. Taumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa, Manuel Urbano e Jordão.

Há sete anos, quando o Governo da Floresta assumiu, em nove dos 22 municípios do Acre, a educação se limitava até a quarta série do ensino fundamental. A falta de oportunidade levava alguns jovens a repetir a quarta série várias vezes como forma de não parar os estudos.

Com a assinatura do convênio, a Ufac avança em relação às demais universidades brasileiras, pois é a única a adotar um programa dirigido à formação de professores da área rural. Os professores do Acre já contam o piso salarial de R$ 1,2 mil, que é o maior do Brasil.

A parceria do governo estadual com a Ufac possibilitará curso de licenciatura plena em pedagogia para 2,6 mil professores da educação básica lotados em área rural, que não foram atendidos na primeira etapa do Programa de Formação de Professores.

Nos seis municípios não atendidos naquela primeira etapa, agora haverá a oferta de cursos de licenciatura plena nas áreas de matemática, biologia e letras/espanhol, somando 720 vagas, além de outras 800 para licenciatura em pedagogia.

O programa ainda inclui um curso de economia em 14 municípios do Estado, com atendimento de aproximadamente 700 alunos egressos do ensino médio. Jorge Viana exibiu (foto) o modelo dos Centros de Cultura e Florestania, onde serão ministrados os cursos.

O reitor Jonas Filho, durante a solenidade, tratou o governador como "Jorge Viana Plácido de Castro".

- O Acre acumula duas revoluções: a Revolução Acreana, histórica, liderada por Plácido de Castro; e a Revolução do Governo da Floresta, que é contemporânea, liderada por Jorge Viana - argumentou o reitor.

O governador, que na semana passada, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, lamentou que o Acre é longe e os indicadores de sua gestão ficam ofuscados, está decidido a fazer algum gasto para divulgar ao país os resultados da gestão do vice-governador Arnóbio Marques, que é o secretário de Educação.

- Nunca paguei peça publicitária ou matéria jornalística em nenhuma mídia. Mas agora precisamos fazer isso para mostrar ao país o que é o Acre e como está o Acre.

Nenhum comentário: