sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

CHICO PRA JUVENTUDE



Por Ivini Ferraz (*)


O DVD "Chico Mendes para Juventude" é resultado de uma intensa pesquisa que tive a oportunidade de fazer entre 2003 e 2005 no nosso querido Acre.

Após a minha experiência de dirigir o espetáculo "Chico Mendes e o Encantado", em São Paulo, tudo começou sem muita pretensão. A intenção era colher depoimentos das pessoas do movimento para que eu e os atores pudéssemos aprofundar a construção dos personagens.

Quando cheguei em São Paulo, no início de 2004, após ter ministrado a oficina de teatro "O Empate", pude então perceber que o que eu havia trazido era uma narrativa complexa, que explicava não só a história de Chico Mendes mas a história da ocupação Amazônia.

Naquele ano, em São Paulo, comecei a trabalhar com 350 jovens da periferia num projeto de educação ambiental chamado Chico Mendes para Juventude.

No final do ano, não pude me conter e de repente lá estava eu num batelão indo para o Jordão visitar as aldeias kaxinawá. Logo depois, em maio de 2005, estava de volta ao Acre já para gravar o baile anual dos soldados da borracha, entrevistar estes seringueiros corajosos com suas empolgantes histórias da mata e dos seringais.

Encerro o vídeo com uma fala do senhor Tavares, um ex-soldado da borracha, quando ele diz:

- Chico Mendes eu ouvi falar! Mas da mata eu conheço tudo. Qualquer bicho que me perfurar eu sei.

No vídeo "Chico Mendes para Juventude", todos os personagens são narradores. O próprio Chico é um narrador da história do Acre. Como queria atingir principalmente o público jovem, associei estas narrativas à interpretação dos atores da peça e do ator acreano Cícero Faria, com o qual havia trabalhado na oficina "O Empate".

Introduzi uma trilha bastante forte, com letras que eu compus para o CD "O Aquiri é aqui", que também faz parte da coleção Chico Mendes para Juventude.

Destas viagens, voltei com muito material que organizei no vídeo de 53 minutos, dividido em 10 capítulos temáticos. O objetivo do vídeo é ser distribuído para escolas do ensino básico, contribuindo para difundir o legado de Chico Mendes e dos povos da floresta para as futuras gerações.

(*) Ivini Ferraz é coordenadora do projeto Chico Mendes para Juventude.

Nenhum comentário: