quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

BLOG DA MARY ALLEGRETTI

Eis uma boa nova: a antropóloga Mary Helena Allegretti criou um blog hoje com um objetivo imperativo:

- É preciso construir um espaço de comunicação a respeito do que acontece hoje nos territórios protegidos da Amazônia - afirma Mary Allegretti, que trabalha na Amazônia desde 1978, tendo como área de pesquisa os movimentos sociais, as políticas públicas, os seringueiros e as reservas extrativistas.

Doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília, atualmente ela é consultora independente e professora visitante na Universidade da Flórida (EUA).

Recentemente, foi contratada pelo Governo da Floresta para finalizar a proposta do programa piloto de conversão da dívida externa em investimentos no Acre. A intenção já foi aprovada pelo ministro da Fazenda Antônio Palocci e apresentada ao Tesouro dos EUA em Washington pelo governador Jorge Viana.

A iniciativa pioneira pode abrir espaço para que outros estados brasileiros utilizem o mecanismo norte-americano de conversão de dívidas para obtenção de recursos para conservação de parques estaduais, proteção de populações indígenas, capacitação em manejo florestal, educação e comunicação comunitária. A proposta é aplicar no Acre 15 milhões de dólares da dívida nestas áreas nos próximos 15 anos.

Mary Allegretti foi uma das responsáveis pela projeção internacional do líder sindical e ecologista Chico Mendes. O blog dela será uma fonte segura de informação para quem se interessa pelo destino dos povos que habitam a Amazônia.

Clique aqui para acessá-lo agora.

Nenhum comentário: