segunda-feira, 10 de outubro de 2005

PRA LER E PENSAR

"Ambientalistas pensavam que poderiam salvar a floresta e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Eles estavam errados".

A constatação é da reportagem "Economia da selva", do jornalista Mac Margolis, da Newsweek International, cujo texto foi traduzido por Evandro Ferreira no blog Ambiente Acreano. É sofrível depender da mídia brasileira para saber algo relevante sobre a Amazônia.

Como as notícias circulam cada dia com mais velocidade, é tentador considerar "velha" uma reportagem publicada em fevereiro. O texto de Mac Margolis permanece atual ao abordar questões da conservação e da exploração econômica da Amazônia, particularmente do Acre.

Conheci-o numa de suas andanças pela Amazônia, quando já era o repórter especial da Newsweek que havia contribuído para tornar o líder sindical Chico Mendes famoso internacionalmente. O seringueiro continuou desconhecido ou ignorado pela mídia brasileira até ser assassinado.

A reputação profissional de Mac Margolis é inquestionável:

- Nessas viagens, éramos às vezes acompanhados por jornalistas como Ian McCluskey, da revista Time, e Mac Margolis, da Newsweek, que gostavam de sair do Rio de Janeiro ou de Brasília para passar algum tempo na lama da Amazônia. Ambos se encontram entre os repórteres que merecem crédito por divulgar para o mundo essa história de confronto envolvendo o meio ambiente e os direitos civis - afirma David Atkinson em artigo que mostra como a tragédia de Chico Mendes transformou o BID e alterou o curso da história.

A tradução do Evandro Ferreira está no post a seguir.

Nenhum comentário: