terça-feira, 4 de outubro de 2005

DONATO, TRUEBA E CAETANO


O dia ontem foi cansativo. Fui dormir hoje depois das duas horas da madrugada, após ter passado longas horas em helicóptero acompanhando a ministra Marina Silva e o governador Jorge Viana no sobrevôo que fizeram à Reserva Extrativista Chico Mendes.

Acordei cedo, às 7h30, mas, à tarde, fiz uma coisa que dificilmente faço: tombei de sono e, quem diria, sonhei pela primeira vez com Caetano Veloso.

Ele estava em minha casa e conversamos sobre o Acre, basicamente. Quando contei que temos um amigo em comum, o compositor acreano João Donato, Caetano falou para uma assistente que o acompanhava:


- Anote aí: João Donato é genial e eu preciso falar com ele pra gente tratar de organizar uma série de shows e gravar discos.

Ao acordar mais tarde, falei com a jornalista Ivone Belém, amada e musa de João Donato, a quem contei o sonho. Ela estava com Donato e ele perguntou:

- Altino, você tomou ayahuasca hoje?

- Hoje não, João - respondi.

Foi bom porque fiquei sabendo o que aconteceu ontem na casa do compositor e pianista acreano, no Rio. Ele estava desalço das sandálias cor de rosa pink, para receber o cineasta espanhol Fernando Trueba, com um brunch nortista: suco de cupuaçu, açaí, guaraná, castanha-do-brasil, macaxeira e carne seca na mesa.

Trueba foi ao apartamento de Donato gravar depoimento para o documentário sobre a vida do pianista brasileiro Tenório Júnior, executado em 1976 pela repressão argentina. Foi nesse clima de relax que Trueba declarou seu amor à obra de Donato:

- "Muito à vontade" (*) é um dos melhores discos brasileiros, ouço muito - afirmou.

Sobre Tenório Júnior, com quem gravou na década de 70, Donato disse:

- O pianista tocava para acalmar quem ouve... e quem toca.

Em julho do ano passado, enquanto viajava pela Espanha, Donato foi convidado por Trueba para gravar um CD ao vivo no Calle 54, um dos principais clubes de jazz da Europa.

- O convite veio num dia e no outro já estávamos gravando - contou Donato.


- Antes do verão do próximo ano, vamos fazer o lançamento - assegurou o cineasta.


Fernando Trueba, que mostra no Festival de Cinema o documentário "O milagre do Candeal", filmado na Bahia e premiado na Espanha, contou que Carlinhos Brown não cansa de comentar que tem composições inéditas com Donato para a realização de um CD.

Os encontros iniciaram em Salvador, na casa de Bronw, e continuaram no Leblon, no apartamento de Donato, entre 2003 e 2004.

- O resultado são mais de dez músicas "com muito mugunzá baiano", conta Donato. O projeto de realização do CD foi apresentado ao Ministério da Cultura pela produtora brasiliense Calliandra.

João Donato continua esperando o sinal verde do governador Jorge Viana para vir ao Acre tornar realidade o sonho de compor a Rapsódia Acreana.

(*) Muito à vontade - Gravado em 1962 pela Philips e relançado em CD em 2004 pela Dubas, foi o primeiro disco em que Donato grava ao piano suas próprias composições. Elogiado pela crítica por conservar frescor e esbanjar modernidade, o CD traz a capa preferida de Donato: uma ilustração com o próprio em frente ao piano com um copo de refresco na mão e o pão de açúcar ao fundo. Donato gosta tanto dessa capa que a exibe ampliada num banner na sala de visitas/estúdio do seu apartamento.

Nenhum comentário: