sexta-feira, 7 de outubro de 2005

BEM-VINDO, ERMANO!

Caro Altino,

Sou jornalista e agora moro no Acre. Antes de chegar aqui sempre imaginei que o Governo acabava com a Amazônia.

Pelo contrário. Percebo, agora, que os dilaceradores estão mesmo entre o povo. Nunca vi tanta fumaça. Nunca vi tanto fogo. E não adianta só orientar que a prática de queimada é cultural, não é?!


Quando começou o fogo na Reserva Chico Mendes, o repórter cinematográfio Kennedy Santos e eu estávamos em Xapuri. Câmera na mão e microfone. Pegamos uma moto e fomos rumo ao inferno!

Passamos por pastos queimados, animais correndo das chamas e até por barreiras de fogo [incêndio dos dois lados da estrada]... Foi triste!

Encontramos muitos agricultores pelo caminho e muita reclamação de que "quem taca fogo é o pessoal que compra fazenda", diziam muitos.

Quando é que isso irá diminuir... Porque acabar não vai, infelizmente.

Bom, já ouvi falar sobre o seu trabalho, mas inda não tive a oportunidade de conhecê-lo. Mas seu trabalho é muito bom e importante.

Parabéns!

Thiago Ermano

Nota do blog: Seja bem-vindo, Thiago. O que você viu não vai diminuir, acredite. No decorrer de não sei quantos anos da ocupação humana, infelizmente, não sobrará nada dessa paisagem exuberante. Mas isso não é motivo para que nos tornemos pessimistas ou mensageiros da indolência. Precisamos resistir, sempre, para adiar o caos. Rio Branco é uma ova. A gente já se esbarra. Inté!

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino,Comp@as e Amig@s,estamos buscando escolher um nome para um sitio de notícias e debates,antes de lançarmos queremos ouvir a opinião de tod@s sobre o "nome de batismo" do mesmo, então chegaram algumas sugestões: zarabatana,revol,aurora,coletivos...Dêem a opinião de vocês.Altino, esperamos sua opinião sempre inspirada.

abraços fraternos.Marcos Vindin
mvindin@bol.com.br

Anônimo disse...

Altino, cê tá muito pessimista, caboclo! Precisa diminuir. Vamos fazer alguma coisa. Abraço, André.

Anônimo disse...

Pronto! Lá vem mais um caboco do sul, mal dá uma olhada por aqui e já se mete a falar m. Num ti impolga manow, vai primeiro conhecer a realidade local , pra depois começar a iscrever!