sábado, 29 de outubro de 2005

ASTRONAUTA DE MÁRMORE


Costumo reprisar um velho provérbio que ouço sempre de uma de minhas madrinhas: "eu sou eu e o boi não lambe, mas, se lamber, eu corto a língua".

Dois fatos me dão satisfação como jornalista: jamais respondi a processo judicial por conta do exercício profissional ou me vi forçado a me retratar em decorrência das tantas histórias que contei.

Digo isso porque todos aqui no Acre conhecem o blog Caverna da Lua de Saturno, do anônimo Astronauta de Mármore, que se declara arauto da liberdade de expressão e com quem eventualmente troquei mensagens amistosas.

Acessei o blog dele ontem e me deparei mais um vez com comentários ofensivos à minha honra, à honra do governador Jorge Viana e do secretário de Comunicação Aníbal Diniz.

Solicitei que os comentários fossem removidos, mas não fui atendido a tempo. Decidi então, com base nas regras de uso do
UOL, onde o blog está hospedado, denunciar os ataques torpes à minha honra.

Qualquer pessoa que se sinta ofendida por blogs hospedados no UOL pode exigir providências mediante o envio de uma mensagem. Basta clicar em "denuncia" ou "abuse" para tal.


- O conteúdo de cada blog é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante e/ou visitante cadastrado cuja senha tenha sido usada para sua criação - afirma a primeira regra do provedor.

Os comentários, portanto, são de responsabilidade do assinante que usa o pseudônimo Astronauta de Mármore.

- Prezado Altino, informamos que seu caso foi encaminhado ao setor responsável, para que assim seja possível a devida análise - respondeu Renato Machado, do Atendimento Eletrônico do UOL.

Não foi a primeira vez que eu e outras tantas pessoas fomos vítimas de comentários anônimos deletérios no blog do Astronauta de Mármore. Hoje cedo, ele deletou os comentários e deixou a seguinte mensagem:

- Nos últimos dias, tive que viajar por algumas galáxias. Fiquei sem tempo de observar os comentários numa Caverna de ampla liberdade de expressão, mas que por isto, precisa de muita atenção e responsabilidade. Peço desculpas àqueles que foram atingidos pessoalmente com afirmações anônimas. Para dar um puxão de orelha geral, nos próximos dias, os comentários só serão habilitados após minha autorização. E repito convicto: "A maior ofensa à tirania é a luta pela liberdade"

No meu entendimento, a maior ofensa à liberdade é alguém se valer do expediente torpe do anonimato para ofender pessoas levianamente. O Astronauta de Mármore jamais havia controlado a ferramenta de comentários de seu blog.

Decidiu por isso apenas hoje, quando instalou um filtro, certamente após ter sido advertido por mim e, quem sabe, pelo atendimento do provedor UOL. O fez tarde.

Posso recorrer à Justiça para que determine ao UOL a identificação do assinante que responde pelo blog e dos autores dos comentários e até mover uma ação judicial contra os mesmos.

Por enquanto, não será necessário porque já sei quem é o Astronauta de Mármore, cujo blog, embora eu visite diariamente, não faz parte da lista de preferidos deste blog por causa da libertinagem reinante na seção de comentários.

Peço perdão aos leitores desse modesto blog para baixar o nível e poder adentrar na Caverna de Saturno durante a semana, durante a qual cometerei inconfidência com a publicação de uma seleção de mensagens trocadas por algumas "personalidades" acreanas com o Astronauta de Mármore.

Putz! Eu estava tão quietinho, preocupado com meio-ambiente e em interagir com meus amigos e amigas que prestigiam meu blog! O certo é que, a partir de agora, algumas pessoas vão se complicar na medida em que as mensagens forem sendo reveladas.

Agradeço a quem enviou as 335 mensagens, a quem asseguro o sigilo da fonte. Que o episódio sirva para deixar o Astronauta de Mármore esperto.

P.S.: Vou logo adiantar algumas mensagens, como a que foi enviada pela repórter Angélica Paiva, no dia 5 de julho de 2004. O texto dela é um "primor" e quisera a gente pudesse ler o que escreve e fala na TV. Leiam a historinha que ela inventa a meu respeito:

"Acho q sim.Em algum lugar ele tem q trabalhar...Altino é um cara complicado-ninguém nunca sabe o q pode vir dele.Adora se fazer de independente,mas tenho um amigo procurador da república q trabalhou em Manaus e me contou q na época em q o altino estava lá,recebia jiriquita do Amazonino-a procuradoria chegou ao nome do Altino através de uma investigação sobre o Amazonino.E aqui,uma vez ele foi tentar pressionar o Oreleir Cameli-então gov,numa coletiva e o cameli disse,e foi gravado p todos os meios de comunicação q o Altino era o único dos presentes q não poderia fazer aquele tipo de pergunta p q ttº ele como a familia dele,incluindo o pai já haviam sustentados p cameli.Soma-se a isso aquela outra história de no meio da campanha de reeleição do J.V o Altino ter saído do Pág.20 e ido p o jornal 'A Gazeta" q fazia oposição ao J.V,lembra?Chegou na gazeta prometendo contar tudo sobre o j.V e ficou menos de um mes,retornando p Pag 20.Não sei se foi colher ...Tbé, jáp´resenciei ele em viagens p interior em posições no mínimo humilhantes-J.V em alguns lugares e ele tirando mil fotos do gov e sentando sempre bem na frenete do gov p poder ser visto.Então acho bom ter cautela c ele!"

Mensagem do Astronauta para Angélica Paiva no dia 20 de agosto de 2004:

"Se tem uma pessoa que eu gostaria de dizer quem eu sou, é você....mas não me sinto seguro...termina vazando. rs rs rs.... Mas te prometo que será uma das primeiras se algum dia eu me identificar... rs rs até já pensei uma forma, mas não encontro segurança....
Faz o seguinte....você me conta o pior segredo seu.....rs rs rs.... que eu então conto só para você quem sou... Aí se vazar aí eu te entrego rs rs rs ...
Dá um abraço no Roger rs rs rs
Abrços do seu amigo Astronauta rs rs rs"

Mensagem do engenheiro Roberto Feres, enviada no dia 30 de junho de 2005:

"Oi Astro,
Fiquei um tanto preocupado com a especulação do Bob Vaz sobre a quebra de tua identidade. O espaço de resistência que vc proporciona, por mais contraditório que isso seja, é garantido pelo teu anonimato.
Uma coisa é nós mortais ficarmos especulando sobre vc ser o Altino, a Angélica, o Klemer ou o Binho (só pra ficar na letra A) e outra, muito diferente, é rastrearem tuas mensagens e chegarem até o teu computador. Não é tão dificil fazer isso e, por mais que eu ache que a inteligenzia de plantão seja de uma ignoranzia/incompetenzia só, não vale à pena ficar descuidando.
Creio que algumas pessoas podem te ajudar a se esconder, sem ter qualquer contato contigo.
Uma dica que te dou é não mandar mensagens pelo teu endereço eletrônico, principalmente utilizando o teu próprio micro. O caminho que a mensagem percorre fica gravado e é enviado com ela. É fácil para qualquer um saber em qual provedor vc estava ligado e qual a "porta" que o provedor te disponibilizava naquela hora. Daí é só pegar a informação e solicitar a identidade do usuário ao provedor. Eles não costumam contar prá qualquer um, mas vc também não está comprando briga com qualquer um...
Abra uma conta nova usando um micro de Cyber Café (onde não te solicitem cadastro) e passe a usá-la para enviar mensagens, também NUNCA usando o teu micro. Ou então, mande a mensagem a um terceiro que vc confie e peça que ele copie o texto numa nova mensagem para o destinatário.
Não pense que fiz algum curso sobre guerrilha. Isso é coisa dos dirceus da década de 70. Minha geração Geisel, Brasil, ame-o ou deixe-o! passou batida, infelizmente.
Forte abraço,
Roberto Feres."

Mensagem enviada para Astronauta pelo jornalista Józimo Martins, assessor do Tribunal de Justiça do Acre:

"Astro, acho missão impossível o PSDB cair nessa. Os tucanos estão com um olho nas denúncias e outro em 2006. Eles sabem que não está difícil retomar o Planalto. Assim como lá, aqui tb não está difícil. O que tá faltando aqui é juízo à oposição. Dê uns conselhos nessa turma, mas não dê conselhos iguais aos do Jorge Viana, senão entra água. rsrsrsrs
Mas Astro, quero falar do Segundafeira, um projeto ousado do Stélio e meu. Nós dois estamos sós na parada. Não tem grana. O pouco que entra é para a gráfica. A oposição ainda não acordou para perceber que o jornal pode ser mais útil a eles que a mim e ao Stélio, principalmente ano que vem, ano de eleição. As pessoas têm medo de ajudar, dar grana. Temem que o Jorge descubra. Não sei se vc tem visto as últimas edições. A gente peca muito em qualidade, projeto gráfico que não tem definido, publicidade e até erros imperdoáveis de português, tudo devido a pressa e falta de material mais investigativo. Não temos repórter e os colegas jornalistas, mesmo os que criticam o governo, não colaboram, temem ser perseguidos. Eu não posso cair em campo por causa do TJ, então fico na clandestinidade. rsrsrsrs O Stélio faz o que pode, já que dorme muito rsrsrsrs.
Gostaria de sua ajuda com pautas, sugestões ou até mesmo matérias com um nome bem original (astronauta, não, rsrsrsrs). Pensa aí uma maneira de ajudar nessa resistência. Só sei de uma coisa: o jornal pegou e pegou rápido. As pessoas procuram nas repartições, nas ruas, comentam. Os assessores do Jorge compram cedinho. Tá fazendo raiva a eles. Esse projeto não pode morrer.
Um abraço"

Outra mensagem do Józimo Martins para Astronauta de Mármore, no dia 23 de maio de 2005:

"Astro, o Stélio pediu que eu enviasse a vc esse texto publicado no Segundafeira. Caiu uma castanheira sobre o telefone dele e a internet foi pro pau. rsrsrsrsrs. Se for comentar na caverna, não cita meu nome, senão eu danço no DAS no TJ. rsrsrsrsrs. Sabe como é né? Eles tão doidospara me pegar porque eu tô com o Stélio no projeto do Segunda.
Um abraço".

Mensagem da jornalista Charlene Carvalho, da Tribuna, no dia 24 de maio:

"sempre tive um excelente conceito sobre você ( o astro) mesmo quando não concordava com o que pensavas. Confesso minha decepção. Essa publicação do segunda feira era desnecessária. Não por causa do Jorge Viana, das acusações contra ele, mas pelo que consta da Áurea. Não somos amigas confidentes. Confesso que tivemos problemas no passado, mas hoje convivemos bem. A Áurea não tem nada a ver com essa história. Ok, ela tá trabalhando no TJ. Eu tb tô. Ela está legalmente separada do Jorge e precisa continuar sua vida. Não estou defendendo o nepotismo, mas me levanto contra a agressão gratuita. "defender o leite das crianças"? É duro de engolir.
Continuo gostando de vc, mas como não sei ficar calada, e como não quero tb criar polêmico, comento contigo aqui pelo e-mail.
Um abraço
Charlene
Ah, o senhor Árvoro citou os carvalhos. Que sacanagem. Os carvalhos são tão bonzinhos. Duros na queda, é verdade, mas tuto bona gente.,
hehehehehehe
xau"

Outra mensagem de Charlene Carvalho, no dia 4 de maio de 2005:

"será que devo dizer o que penso, mesmo? E se tu for ele^?
hehehehehhee Eu gosto muito do Márcio [Bittar], ele é que deixou de gostar de mim. Nem faz mais com eu. Tudo por causa da política. É triste, sabia. O márcio é um cara muito legal, boa praça e tal, mas em matéria de arrogância dá de lavada no Jorge. Aliás eles são parecidíssimos na personalidade. Me dizes o que pensas sobre o assunto, depois te falo mais.


Charlene, no dia 6 de maio de 2005:

"Astro, concordo com você. O Márcio [Bittar] realmente precisa ouvir umas verdades. Eu já fiz isso durante muitos anos. Foram anos de briga, amizade, briga, amizade.
Disse-lhe muitas verdades, ouvi poucas, mas no fim das contas ele optou por um caminho diferente do meu e, embora eu sempre tenha respeitado os seus caminhos, ele não respeitou os meus.
Preferiu os novos amigos, o que acha que realmente são seus amigos (e acho até que são, quem sabe?). Nos distanciamos muito, enfim.
De minha parte sei que fiz o que estava ao meu alcance, disse o que pensava, mas ele não gostou e fez a opção de se distanciar. Uma opção que respeito, claro.
Não somos mais amigos. Mas isso não faz mal. Gosto muito dele e da Márcia, mas ele preferiu assim. Infelizmente quem anda com ele não fala a verdade nunca, você sabe.
Não te falo isso com amargura ou rancor, é apenas um desabafo. Também não me esquivei de tratar do assunto contigo temendo o CIV. Aliás, se tem alguém que não tem medo do CIV sou eu. E não digo com arrogância. Sei bem do que se trata. Como poucos por aqui, aliás. Eu sei o que vivo. Sei quantos amigos perdi no meio do caminho. Na verdade, me esquivo de tratar do assunto por ser muito doloroso e, principalmente, porque as pessoas não entendem bem isso agora. No futuro vão conhecer melhor. E aí, quem sabe, não terão saudades de Jorgim,? Sim pois não há quem tenha saudade do Flaviano? Já não esqueceram a censura da sua época no jornal? Não esqueceram como o Narciso tratava matéria de aliado e de inimigo?
Pois é,...
O tempo passa e eu já falei (escrevi) besteira demais.
Beijim
e carinhos meus.
Bom final de semana
E, feliz dia das mães."

Mensagem do jornalista Ezi Melo, editor do jornal O Rio Branco:

"E aí Astronauta?

Ando meio "aluado" esses dias, com esse manto negro e o fim das vozes no meu rádio, por isso não dei uma passada na caverna e esqueci de responder ao seu e-mail sobre aquele artigo da moça da FPA.
Gostaria muito de publicar seus artigos, já que não temos censura governamental em ORB, pórem temos uma linha de não usar pseudônimos. Cada um assina o que escreve, aqui, mesmo que "se lasque" depois. Mas vou pedir pro pessoal comentar sua poesia nas colunas.

Inté!

Ezí"

Mensagem do jornalista Roberto Vaz no dia 5 de julho de 2005:

"Astro, eu já passei daquela fase do tapinha nas costa e da falta de respeito. eu sempre tratei os caras com carinho eles só me deram empurrões. Eles não tem coragem de pedir para tirar nada e nem colocar (É VERDADE). O canibal é que mantém ainda um diálogo comigo. No ssa liberdade tem incomodado eles e só um cara metido a besta foi que veio tomar satisfação comigo. Eu só sei que bomamos e vc teve a oportunidade de falar muitas verdades. Ah, teve uma amiguinho de um blog que reclamou, que eu além de super valorizar, ainda não coloco nem o blog dele na lista
de boa leitura.

Astro, tem uma coisa que está me preocupando! Eu lendo o blog, vi um comentário do Silvano Rabelo. Ai mandei repercutir, mas ele, que é um cara muito sério, nega que tenha escrito o comentário. Verifica isso ai meu irmão, que ele não merece ser traído, pois é gente muito séria. Um cara e tanto que não concorda com a bandalheira toda, mas fica na dele.

Um abraço.
Liga de um orelhão para gente falar cara. Eu fico incomodado em ganhar um amigo e não poder dizer nem oi. Roberto Vaz"

Do senador Geraldo Mesquista Júnior, no dia 4 de abril de 2004:

"Prezado Astronauta,
Preparei o discurso anexo para proferir hoje, segundafeira, mas a sessão foi suspensa em razão da morte do Papa. Assim, ao vivo e a cores farei o discurso amanhã. Remeto o texto para seu conhecimento, autorizando a publicação, desde já, se lhe convir.

Um abraço,
Geraldo Mesquita Jr."

Do João Roberto Brana, no dia 31 de março, sendo "no sítio mais visto do Acre" o objeto da mensagem:

"Astro...pusemos uma nota sobre a entrevista do senador [Grealdo Mesquista Jr.] no sítio dos Melhores Leitores. É notícia.

Um abraço.

Ps. vou comentar na edição de domingo, 3, na minha coluneta a façanha do caverna."

Nenhum comentário: