quinta-feira, 15 de setembro de 2005

MORTE DE BEBÊS

Um bebê de dois meses morreu ontem com suspeita de rotavírus no Hospital Geral de Cruzeiro do Sul (590 km de Rio Branco). É o terceiro caso de morte de crianças com menos de um ano de idade registrado desde sábado.

Cruzeiro do Sul fica a menos de 80 km, em linha reta, de Ipixuna -município do sul do Amazonas no qual ocorreram 11 mortes de crianças por rotavírus, entre o final de agosto e este mês.

Segundo a Secretaria da Saúde de Cruzeiro do Sul, desde o início do mês, o hospital local já atendeu a 404 pessoas -95% crianças- com suspeitas de rotavírus. A confirmação se a doença é rotavírus depende de uma notificação do Ministério da Saúde, disse o secretário Jessé Câmara.

Presente na natureza, o rotavírus é transmitido pela via fecal-oral, de pessoa para pessoa. Os sintomas são vômito, mal-estar, febre e diarréia severa, causando desidratação e morte.
Em Ipixuna (1.380 km ao sul de Manaus), a Secretaria Municipal da Saúde registrou 284 casos da doença e mantém 14 crianças internadas. Outros 24 casos foram registrados em Guajará (AM).

Os dois bebês que morreram antes haviam recebido alta, mas curandeiras pediram para que as mães suspendessem a medicação dada no hospital.

Ontem, o Ministério da Saúde divulgou que incluirá no calendário de vacinação a imunização contra o rotavírus.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: