quinta-feira, 15 de setembro de 2005

HEMOCENTRO BARRA DAIMISTAS

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemocentro) continua se recusando a aceitar o sangue de doadores usuários de ayahuasca - bebida preparada com o cipó jagube (Banisteriopsis caapi) e folhas de chacrona (Psychotria viridis).

A diretora do Hemocentro Rita do
Socorro Uchoa da Silva (foto) disse ao site Notícias da Hora que a determinação vai persistir enquanto não receber parecer técnico favorável de uma equipe médica que estuda as reações químicas e psíquicas causadas pela bebida.

A ayahuasca é usada ritualmente por populações amazônicas e milhares de adeptos de diversos grupos religiosos em todo o Brasil e no exterior. A bebida é conhecida também como Santo Daime, Vegetal, auasca, iagê, mariri e uasca.

- Esse é um assunto um tanto quanto polêmico. Não se trata de descriminação (sic), mas ainda não se tem uma garantia de que os componentes alucinógenos do chá sejam seguros à saúde. Na dúvida, decidimos por não aceitar e nem fazer transfusões de sangue dos adeptos ou usuários do Daime - afirmou a diretora, segundo o site.

A decisão do Hemocentro, noticiada aqui na segunda-feira, motivou manifestação do senador Tião Viana (PT), que é médico. Ele considerou a situação "delicada" e exigiu uma resposta imediada da secretária de Saúde, Suely Melo.

Católico praticante, o senador disse que tem "nas pessoas que seguem a religião do Santo Daime elevado respeito e admiração, pois são pessoas que no seu cotidiano rezam muito a Deus e aos Santos, procurando viver em franca harmonia com a vida".

Nenhum comentário: