segunda-feira, 12 de setembro de 2005

COLUNA NO DAILY TELEGRAPH


O índio Joaquim Tashka Yawanawa foi convidado e negocia com a direção do jornal inglês Daily Telegraph a assinatura de uma coluna mensal sobre a perspectiva indígena de globalização e desenvolvimento.

O jornal contatou-o porque gostou do artigo Panare de Guamanaque, que Joaquim e a esposa dele, a índia mexicana Laura Soriano, escreveram sobre aquele povo da Venezuela.

- Estou me sentindo honrado com o convite. A gente de nossa própria terra nao valoriza a gente, mas pessoas de fora, que conhecem nosso trabalho, apostam e sabem que temos muito a colaborar. Com esse espaco, que se cuide a turma que anda queimando e detonando a Amazônia em nome do desenvolvimento. Estaremos de olhos mais abertos - afirmou Tashka.

Conversei com o líder yawanawa usando um programa de mensagens instantâneas na Internet. Ele estava na aldeia Nova Esperanca, na fronteira com o Peru, mas já começou a baixar o rio Gregório para pescar num lago. Volta para Rio Branco na sexta-feira e viaja no dia seguinte para Brasilia.

Nenhum comentário: