quinta-feira, 22 de setembro de 2005

CARLOS RATINHO MASSA

Mensagem da etnia yawanawá sobre carta aberta publicada aqui na semana passada:

"Caros simpatizantes e apoiadores do Povo Yawanawa

Agradecemos a todos pelos inúmeros e-mails de solidariedade enviados em prol do povo Yawanawa.

Através desta carta, gostaríamos de retratar o assunto sobre a compra da Terra Indígena (T.I) Rio Gregório pela empresa TINDERACRE do apresentador de televisão Carlos Massa – o Ratinho (Shuya), mencionada em nosso ultimo documento intitulado CARTA ABERTA DO POVO YAWANAWA.

Após a repercussão internacional de nosso documento, uma comissão composta por 8 lideranças Yawanawa veio a Rio Branco para reunir-se com o governador do Estado do Acre, Jorge Viana, para saber o seu claro posicionamento em relação a revisão de limites de nossa terra indígena. A comissão foi bem recebida pelo governador no último dia 20 de setembro, ocasião em que foi amplamente debatido o tema relacionado com a revisão de limites da T.I. Rio Gregório, reivindicado pelo nosso povo Yawanawa.

Com o governador, as lideranças Yawanawa ouviram o claro posicionamento do governo acreano quanto a questão fundiária que envolve o território dos povos Yawanawa e Katukina. Nessa ocasião o governador Jorge Viana assegurou que em nenhum momento permitiu ou irá permitir que nenhuma empresa venha se assentar em qualquer território onde ocorram conflitos com as populações indígenas e seringueiras. O governador ainda se prontificou a apoiar o povo Yawanawa em tudo que se fizer necessário para facilitar e agilizar o processo da revisão de limites de nossas terras.

Nessa oportunidade, o governador anunciou já havia criado há dois meses a criação de um Grupo de Trabalho (GT), composto por antrópologos com larga experiência na questão indígena local, com objetivo de realizar um levantamento geral da situação fundiaria de todas as terras indígenas do estado que ainda não foram regularizadas. Desse modo, o governo do estado espera agilizar o processo de regularização fundiária de todas as terras indigenas que ainda não foram reconhecidas no Acre até o final de seu mandato.

Quando mencionamos na carta a a Compra Terra Indígena do Rio Gregório, pelo apresentador Televisão Carlos Massa – o Ratinho, a terra citada pertence ao povo Yawanawá desde os tempos imemoriais. No entanto em 1977, quando a Terra Indígena do Rio Gregório foi identificada com perímetros errado, esta terra ficou de for a da area demarcada pela FUNAI. Mesmo estando de fora dos limites de nossa terrra, esses lugares sagrados puderam ser visitados e desfrutados pelos Yawanawa nestes últimos 20 anos, nunca nos importou os “proprietários” (Gleba Paranacre) que detinha o título destas terras, pois para nós Yawanawa, essas terras sempre nos pertenceram.

Contente com o compromisso reafirmado pelo governador Jorge Viana com o povo Yawanawa, a comissão de nossas lideranças retornam hoje as nossas comunidades, segura que poderá contar com o apóio do governo acreano na revisão de limites de nossas terras tradicionais, imemorais e sagradas.

Atenciosamente,

Organização Yawanawá
Cooperativa Yawanawa"

Nenhum comentário: