terça-feira, 19 de julho de 2005

ACREANO NO FURACÃO

O acreano Antônio Batista Brito foi afastado ontem do cargo de diretor comercial da Brasilveículo durante reunião extraordinária do Conselho de Administração. Também foi afastado o gerente do núcleo do Centro Cultural Banco do Brasil, Josenilton Andrade.

O Ministério Público, a CPI dos Correios e a Polícia Federal investigam um saque de R$ 326 mil de um ex-auxiliar do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato nas contas da empresa DNA, do publicitário Marcos Valério, no ano passado.

Brito teria ficado com parte do dinheiro que o ex-diretor recebeu de Valério, no início do ano passado. Na última sexta-feira, ele e Andrade pressionaram o contínuo da Previ (fundo de pensão dos funcionários do BB) Luiz Eduardo Ferreira da Silva, o Duda, a aceitar a responsabilidade pelo pacote de dinheiro.

Foi Duda que, na época, retirou os valores (R$ 326 mil) numa agência do Banco Rural no Rio e o entregou a Pizzolato. Os dois funcionários teriam levado Duda até a casa de Pizzolato para tentar persuadi-lo.

A direção do BB decidiu também abrir dois processos administrativos para apurar os indícios de irregularidades e se houve descumprimento das normas de conduta do banco e do código de ética. Brito e Andrade também terão que esclarecer a participação deles no episódio. Os dois foram indicados para as subsidiárias do BB pelo PT.

Detalhes nas reportagens dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo.

Nenhum comentário: