domingo, 19 de junho de 2005

GOLPE E SILÊNCIO?

A reportagem “O silêncio dos inocentes”, da edição de hoje da Folha de S. Paulo, destaca que os intelectuais petistas assistem à onda de acusações ao governo sem manifestar solidariedade ou fazer críticas públicas.

“Onde estão os intelectuais petistas? A crise política das últimas semanas explicitou o crescente mal-estar dos acadêmicos ainda identificados com o PT de uma forma inusitada: pelo silêncio. As principais estrelas pensantes do partido estão em casa, fechadas em copas. Evitam as entrevistas, desconversam, têm preferido nada dizer a ter de criticar ou defender o governo de Luiz Inácio Lula da Silva”, observa a redação da Folha.

Segundo o jornal, desde o início do mês, um dos principais intelectuais do país, nunca identificado organicamente com o partido, o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, vem defendendo a idéia de que há um "golpismo branco" em processo no país. “Nenhum pensador petista de alta estirpe veio a público secundar a análise. Ou, ao menos, dizer que ela é frágil -afinal, a crise do "mensalão" surgiu como a manifestação explosiva de uma disputa interna, no campo do governo e de seus sócios, por espaços de poder”.

Na edição passada da revista Carta Capital, Wanderley Guilherme dos Santos foi destaque em entrevista na qual afirmou que FHC apoiaria “golpe branco”. Segundo Santos, o PSDB não quer o impeachment de Lula, mas não recuará se houver essa possibilidade. Clique em FHC apoiaria “golpe branco” para ler a entrevista.

Nenhum comentário: