terça-feira, 19 de outubro de 2004

NA MIRA DA LEI

Parlamentares do Acre exigem investigação das denúncias de torturas praticadas pela Polícia Federal e Polícia Militar do Amazonas

A pedido da bancada acreana no Congresso, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vai enviar uma comissão para apurar as denúncias de que o município de Boca do Acre (AM) virou uma terra sem lei.

A situação também será acompanhada pela Comissão Especial de Inquérito, criada há duas semanas no Senado, da qual fazem parte os senadores Sibá Machado (PT-AC), Jefferson Peres (PDT-AM), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Gilberto Mestrinho (PMDB-AM).

O deputado Nilson Mourão (PT) apresentou ao Ministério da Justiça a reportagem que expôs o clima de conflagração que permanece Boca do Acre desde o dia das eleições. A Polícia Militar do Amazonas é acusada de torturar e impor toque de recolher numa cidade sem delegado, promotor e juiz.

“Estamos exigindo providências do governo brasileiro contra a violação dos direitos humanos e da lei eleitoral. Não podemos admitir que tudo isso aconteça durante o governo do presidente Lula”, afirmou Nilson Mourão.

Os deputados e senadores do Acre exigiram do Ministério da Justiça para que seja rigoroso contra os agentes da Polícia Federal acusados de torturar os 15 presos como supostos responsáveis pelos distúrbios na cidade.

Em Rio Branco, o Comitê Chico Mendes e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos decidiram unir esforços em solidariedade ao povo de Boca do Acre. Eles estão denunciando a corrupção na prefeitura da cidade e a violação dos direitos humanos dentro e fora do país.

Os presos acusados pelos distúrbios em Boca do Acre foram unânimes em afirmar que foram torturados pela Polícia Federal nas dependências da Câmara Municipal da cidade. As denúncias de tortura foram relatadas aos senadores Sibá Machado e Tião Viana.

Nenhum comentário: