segunda-feira, 20 de setembro de 2004

ELEIÇÕES

FRAUDE NA INTERNET PARA FAVORECER BITTAR

Justiça Eleitoral retira pesquisa do "fantasma" Norte Data Center, criado na web para beneficiar os candidatos da oposição no Acre

ALTINO MACHADO
HERMINGTON FRANCO

O suposto instituto de pesquisa Norte Data Center, que indicava os candidatos Márcio Bittar (PPS) e Raimundo Angelim (PT) tecnicamente empatados na disputada pela prefeitura de Rio Branco, na verdade é uma fraude virtual criada na web para beneficiar os adversários da Frente Popular do Acre com a divulgação de resultados falsos de pesquisas eleitorais.

A reportagem apurou que o domínio www.nortedatacenter.com foi registrado em nome de Halys Chaves de Lima, 19, que reside na rua coronel Fontenele de Castro, 250, no município de PLácido de Castro. Chaves e mais três amigos são donos do “Nosso Cyber”, o único existente na cidade.

Ele registrou o domínio internacional do Norte Data Center através da Insite, uma empresa de soluções de Internet, fundada em 1995, sediada em São Paulo. Para registrar um domínio com a Insite não é necessário fazer o registro pessoalmente no Registro.br ou Internic. A empresa cuida dos trâmites.

A partir do nome de Halys Chaves de Lima, a reportagem localizou os telefones da casa de sua família. Ele estava ausente mas a irmã, Francilene, deu o recado para que tratasse com a reportagem a respeito de pesquisas eleitorais.

Às 10h30 de quarta-feira, Halys Lima retornou a ligação e negou que seja dono de instituto de pesquisa. Confrontado com a informação de que o domínio www.nortedatacenter.com estava registrado no nome dele, Lima revelou que recentemente teria emprestado o número do CPF para alguém registrar um domínio na web. Ele desligou o telefone quando foi perguntado o nome da pessoa.

Versões - Halys Lima trabalha pela manhã num posto da Secretaria da Juventude (Seja). Depois se reveza com os demais sócios no atendimento no “Nosso Cyber”, que não tem contrato social.

A reportagem encontrou Halys Lima em Plácido de Castro, na saída do posto da Seja, mas ele continuou negando que fosse o autor do registro do domínio que publicava resultados fraudulentos de pesquisas eleitorais referentes a todos os estados da Amazônia.

“Outro dia eu recebi uma proposta para ganhar um automóvel, caso respondesse com meus dados uma mensagem de um e-mail. Eu respondi e talvez alguém tenha usado meus dados para fazer isso”, disse Lima.

O “Nosso Cyber” é uma sala fétida e calorenta, com cinco computadores, onde os moradores de Plácido de Castro se divertem diariamente em salas de bate-papo ao preço de R$ 1,50 a hora.

Sócios - Além de Halys Lima, são “sócios” do “Nosso Cyber”, o professor de matemática Flávio Pontes, 25, Jaillson, cuja mãe é dona do imóvel, e James Elisson, técnico em informática da prefeitura de Plácido de Castro, cedido para cuidar das urnas eletrônicas após treinamento promovido pela Justiça Eleitoral.

O caso foi denunciado à Justiça Eleitoral. Após entregar a intimação da promotoria contra o sócio Haly Lima, que prestou depoimento ontem, às 15 horas, James Elisson, tentou expulsar a reportagem das dependências do cyber. Era o mais exaltado e tentava convencer os demais que não declarassem nada sobre a fraude.

Flávio Pontes disse que várias pessoas, especialmente políticos de oposição ao governo, têm visitado o cyber há mais de uma semana para consultar os resultados das pesquisas que estavam na internet em nome do suposto Norte Data Center. “Eles liam e depois tiravam muitas cópias”, afirmou. “Não posso acreditar que o Halys tenha feito isso”.

Perícia - Não será difícil à perícia da Justiça Eleitoral conhecer todo o caminho percorrido pelos fraudadores. É possível saber de qual computador foi enviado o e-mail solicitando registro à empresa Insite, bem como o nome e o número da conta de quem fez o pagamento pelo serviço de registro e hospedagem do conteúdo.

O site informava que o Norte Data Center era um renomado instituto especializado em pesquisas eleitorais. Havia uma mensagem de boas-vindas eivada de erros de português e o slogan "A Amazônia conhecendo a Amazônia". Não havia no site endereço do instituto nem e-mail para contato.

Aliados - Embora os resultados fossem fraudulentos, sem registro na Justiça Eleitoral, o suposto instituto apresentava pesquisas de opinião abrangendo toda as cidades da Amazônia.

O jornal O Rio Branco e o site do jornalista Luis Carlos Moreira Jorge, assessor de imprensa do prefeito Isnard Leite, entusiastas da candidatura Márcio Bittar, foram os primeiros a divulgarem o site e os resultados fraudulentos nele hospedados.

“Por que o nervosismo com a pesquisa da Norte Data Center, (sic) só porque não aponta o candidato do PT na dianteira? Se fosse ao contrário estavam fazendo o maior dos carnavais”, alfinetou Moreira Jorge em sua coluna.

No jornal O Rio Branco, na coluna Panorama Político, assinada por Antonio Muniz, mas escrita pelo empresário Narciso Mendes, proprietário do jornal, havia ontem um longo artigo, com o título “Oposição fortalecida”, no qual se fazia uma leitura dos números do instituto fantasma.

“A exemplo do que ocorreu em 2000, os partidos da oposição deverão vencer a eleição municipal nos cinco maiores colégios eleitorais do Acre”, afirmava a coluna.

O jornal acrescentou que, em Rio Branco, a candidatura do o ex-deputado federal Marcio Bittar continua crescendo, sobretudo nos bairros da periferia e na zona rural, apesar do governo intensificar os programas sociais, com destaque para o Adjunto da Solidariedade e o Circulando, este último lançado semana passada.

“O candidato da Frente Alternativa, deputado José Bestene, também começa a receber apoio de vários setores da população e tira mais voto do candidato do governo, deputado Raimundo Angelim”, acrescentava.

Apresentadores de TV e o próprio candidato Márcio Bittar chegaram a comentar e comemorar os resultados das pesquisas do “renomado” e fictício Norte Data Center. Por determinação da Justiça Eleitoral, o site foi retirado do ar logo após a reportagem entrevistar os donos do “Nosso Cyber”.

2 comentários:

Ana M.C_Portugal disse...

Benvindo à nova "Casa", Senhor das Anotações!!...
Desfaço as malas da viagem e me preparo para um longo café preto em sua companhia. Feliz decisão a sua, de se mudar para o mesmo "bairro" que venho habitando à laia de saltimbanco. Muito feliz, eu: na novidade de sua "vizinhança".
Um Beijo Meu!

Gabriel Birkhann disse...

Abraços.
Primeiro post do blog,hein!Li na ÉPOCA que é um sucesso.