segunda-feira, 20 de setembro de 2004

BARRADOS

Quem possui blog sabe o quanto é perigoso o recurso da seção de comentários, que deveria servir para alimentar a diversidade de idéias e a interatividade com os leitores.

Na semana passada, foi inevitável tratar basicamente de política por conta de dois episódios marcados por trapalhadas políticas.

No primeiro deles, o candidato a prefeito de Rio Branco, Márcio Bittar (PPS), se machucou ao desabar junto com um palanque lotado de familiares, eleitores e puxa-sacos durante comício.

O fato coincidiu com o desabamento do palanque do candidato Reginaldo, personagem da novela Senhora do Destino, da Rede Globo. Duvidei da capacidade de Bittar para ser prefeito por não conseguir construir sequer um palanque seguro.

O post seguinte foi um furo de reportagem ao revelar que o suposto instituto de pesquisa Norte Data Center (NDC) na verdade era uma fraude virtual criada na web para beneficiar Bittar com a divulgação de resultados falsos de pesquisas eleitorais.

Com a colaboração do Hermington Franco, estudante de jornalismo da Universidade Federal do Acre, identificamos que o NDC fora registrado em nome de um jovem de Plácido de Castro. A Justiça Eleitoral constatou a fraude, determinou o fechamento do site e aplicou multa de R$ 50 mil.

Por causa dos posts a respeito desses dois episódios, o blog recebeu mais de cem comentários. A maioria deles, porém, eram comentários anônimos e continham ofensas pessoais contra os dois repórteres, além de pessoas distantes das trapalhadas políticas.

Foi por isso que decidi migrar para outro endereço no qual posso escrever sem me preocupar com o conteúdo dos comentários ofensivos que muitas vezes são dirigidos a terceiros.

Embora esteja sendo barrada, a plebe rude e invejosa não vai deixar de ler o que escrevo. Essa gente é cínica. O que quero mesmo é distância dos comentários dela.

Bem, o blog tem agora uma seção de comentários que está aberta para quem queira se identificar e manifestar opinião livre e civilizadamente. Ou, quem preferir, pode enviar críticas ou sugestões para
altinoma@uol.com.br.

Nenhum comentário: