sábado, 25 de abril de 2015
Território Federal do Acre - 1949
Documentário produzido por Medeiros Filmes, em 1949, durante o governo do coronel José Guiomard dos Santos, com direção de Francisco J. Ferreira. “Este filme vem a ser um relatório cinematográfico do Território Federal do Acre cujas terras ficam muito longe do litoral brasileiro, a cerca de cinco mil quilômetros de Belém do Pará, principal mercado de abastecimento da Planície Amazônica”, explica-se logo no começo. A certa altura um pequeno erro: “Rio Branco, capital do Acre, cortada pelo rio do mesmo nome…”. Mas vale a pena assistir e constatar que os verdadeiros heróis desta terra foram os seus pioneiros na superação das adversidades em ambiente hostil.
3 comentários:
Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.
Caro Altino,
ResponderExcluirMe emocionei muito ao ver o filme feito em 1949. Marly e eu chegamos em 1972 e acho que o Acre já estava degradadado pelos tempos "modernos". A esperança estava nas novas 'casas' para o secretariado do Dantinhas que logo foram (pelo tragicômico Mesquita) transformadas em repartições 'públicas' seguidas das Cageacre, Cila, Colonacre, Banacre, e dezenas de outras 'empresas' que felizmente (hoje), com suas operosas diretorias, produzem (tudo) o que o Acre consome. Só tenho a agradecer aos "Povos da Floresta".
Parabéns e muito obrigado pelo seu jornalismo que é o único 'sinal de vida' no planeta Acre.
Conte sempre comigo. Com respeito e a admiração do, ex-advogado, João Tezza.
Sou doido pra saber de quem era a voz do vídeo
ResponderExcluirNarração do jornalista Heron Domingues. Busque pelo nome no Google.
ResponderExcluir