terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SOBRE A ARTE DE ESCREVER

Dica do escritor Graciliano Ramos (1892-1953) para quem se mete a escrever

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes.

Depois enxaguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota.

Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

6 comentários:

  1. grande Graciliano!

    Fico pensando no que ele acharia desta nossa democracia chinfrim.

    ResponderExcluir
  2. Se a palavra foi feita para dizer, este verbo lindo que também é falar, dizendo devagar e sem modesta o substantivo verdade. Então, caro Jornalista Altino tu é um mestre nesta palavra dizer.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:34 AM

    Isso está no livro "Na fogueira: memórias", de Joel Silveira, capítulo 66. Tem no Google Books.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:26 AM

    Altino, que contradição esse seu texto, não acha? Se as palavras foram feitas para dizer,então diga ilustre Jornalista! Os seus leitores agradeceriam se fosse mais específico.

    ResponderExcluir
  5. A melhor que já vi sobre a arte de escrever é que ou é fácil ou é impossivel.

    ResponderExcluir
  6. Sobre a arte de escrever sugiro uma leitura da página das memórias de Drummond:
    http://www.memoriaviva.com.br/drummond/mais02.htm

    Também gosto muito do livro de Raimundo Carreiro: Os segredos da ficção,disponível nesse link: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=7007787

    O meu exemplar eu comprei na Paim.

    Creio que é o melhor que existe em português sobre a temática. Raimundo Carreiro é um ótimo escritor.

    Sobre escrever Best-sellers, gosto muito do livro de Ryoki Inoue, Vencendo o Desafio de Escrever Um Romance, que pode ser comprado no site do autor. O cara é o mais produtivo escritor do mundo, já publicou mais de 1000 livros, não é fantastico?

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.