sexta-feira, 24 de junho de 2011

FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

Alto Santo, Acre, Brasil



4 comentários:

  1. Viva São João!
    Viva a Rainha da Floresta!

    ResponderExcluir
  2. Boa diversão com São João! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  3. Fogueira Divina, construída com muito esforço por meus queridos irmãos do Santo Daime! Viva São João! Viva meus irmãos!

    ResponderExcluir
  4. Na Europa medieval as festividades de verão centravam-se especialmente no dia do solstício, o mais longo do ano, da mais larga presença do Sol, 24 de junho. Como o Sol atingia então o apogeu de seu curso, decaindo a partir daquele momento, era costume acender grandes fogueiras, que com suas chamas pretendiam realimentá-lo. Os cantos, danças e saltos por sobre a fogueira ajudavam ainda a garantir boas colheitas, a afastar os maus espíritos, a fazer um bom casamento, a proteger de certas doenças. Estas antigas tradições, por certo tempo combatidas pela Igreja por sua clara origem pagã, foram por fim identificadas com a festa de São João Batista, pois este tinha surgido "como uma chama de fogo", era "como uma lâmpada acesa", uma "luminária".(45:LXXXVI,1)extraído de Hilário Franco Jr. As utopias medievais, pp.31/32)

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.