quinta-feira, 17 de março de 2011

FUSO HORÁRIO

Prefeitura de Cruzeiro do Sul se alinha a referendo e muda horário nas repartições e escolas

O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago (PSC), assinou nesta quinta-feira (17) decreto estabelecendo que as repartições públicas municipais passarão a funcionar a partir das 8 horas da manhã e não mais a partir das 7 horas. A medida altera também (de 7h30 para 8 horas) a entrada dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino.

Cruzeiro do Sul, com 77 mil habitantes, é a segunda cidade mais importante do Acre. A população da cidade, situada no região mais ocidental do País, é uma das mais afetadas pelo fuso horário em vigor no Estado, de uma hora a menos em relação ao horário de Brasília.

O fuso horário do Acre, que era de duas horas de diferença, foi alterado pela Lei 11.662, de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), atual governador do Estado.

- É tão fácil mudar o horário, fazer como o povo quer. Participamos de um referendo e agora estamos respeitando a vontade popular. Ninguém aguenta ser obrigado a trabalhar tão cedo. Assinei o decreto com a concordância do prefeito Wagner Sales, que está em Brasília - disse o vice-prefeito.

No começo do mês, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado chegou ao entendimento de que era necessário a aprovação de uma outra lei para promover o retorno do antigo fuso horário do Acre.

Na quarta-feira (16), o senador Pedro Taques (PDT-MT) apresentou um projeto de lei que altera o artigo 2º do Decreto nº 2.784, de 18 de junho de 1913, para restabelecer o fuso horário do Acre.

Taques propõe que o artigo 2º passe a vigorar com duas alterações. A primeira: o terceiro fuso, caracterizado pela hora de Grenwich “menos quatro horas”, compreende os Estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, de Rondônia e de Roraima. A segunda: o quarto fuso, caracterizado pela hora de Grenwich “menos cinco horas”, compreende o Estado do Acre.

O prefeito Wagner Sales (PMDB) disse que a população do Acre, que não foi consultada sobre a mudança de horário, tem sofrido há dois anos com a imposição.

- Crianças são acordadas durante a madrugada para serem levadas às escolas. Existe também um gasto maior de energia, pois atividades começam sem a luz do dia. Estamos fazendo valer a vontade da maioria que se manifestou no referendo. Devido a ingerência de alguns, a vontade do povo acreano ainda não foi respeitada - afirmou Sales.

10 comentários:

  1. Considero aceitável a atitude do vice-prefeito Marzinho, sou de Cruzeiro do Sul e conheço as dificuldades que muitos têm com o novo horário, principalmente os alunos da zona rural que precisam usar transporte para poder chegar as escola, e não é onibus como aqui na capital não é canoa, o chamado ''recreio escolar'' onde crianças têm que sair de casa muito cedo e ''seguir Juruá adentro'' até chegar a sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Ai é cacete!!!!!! Nóis de Cruzeiro do Sul somos privilegiados em ter dos caras como o Vagno(kkkkk) e o Mazinho na administração do nosso municipio. Por isso, é nosso obrigação reconduzi-los ao cargo no ano que vem, pois a galera dos PeTralhas estão com muita cede de colocar o povo do juruá no cabestro como acontece na capital.

    ResponderExcluir
  3. Cruzeiro do Sul é um ótimo lugar para viver. Desde que você seja uma árvore.

    ResponderExcluir
  4. gostei ismael é isso ai

    ResponderExcluir
  5. Essa questão do horario , pode ser driblada com inteligencia , vide cruzeiro do sul, essa estoria de acordar cedo eh balela não faz mal pra ninguem ao contrario he ate saudavel , por outro lado tem algo que esta causando prejuizo a todos e ninguem reclama ou se manifesta , basta vc substituir um eletrodomestico em sua casa e vai se deparar com um problemão A TOMADA DO EQUIPAMENTO NÃO CONFERE COM A DA PAREDE obrigando o consumidor a comprar , quando encontra, uma infinidadde de adaptadores. Isso sim eh prejuizo , jha fuso horario , bha...

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber porque o Sr. prefeito não assinou e homologou este documento há 03 anos atras quando o horário mudou. Acho que se ele tivesse homologado em 2008 o povo não teria notado a mudança do horário e o povo votaria para continuar este horário vigente.

    ResponderExcluir
  7. quem que é pvevilegiado? vc ta doido amigo ISMAEL. não conhece nada daqui venha dar uma volta em cruzeiro do sul e vai mudar o discurso, a cidade nao desenvolve, o prefeito só pensa em dar remédios para os eleitores dele e de sua esposa e esquece de cuidar da vida urbana da cidade. Deus me livre se ele ganhar denovo!
    quanto a essa maluca que disse que só é bom viver aqui se for uma arvore, seria bom ela dizer o porque, deve ser um daqules burruas.

    ResponderExcluir
  8. Mario pra vc pode ser balela a questão do fuso mas pra maioria não...só vc q talvez não perceba a diferença do dia na capital em relação a cruzeiro do sul. Não podemos viver com uma forma de governo que beneficia a uns e outros não, afinal o que significa democracia? até onde eu sei valorizar uns e desvalorizar outros não tem nada a ver com esse conceito!

    Sr. UJS. eu conheço Cruzeiro e em termos concordo com vc, mas o Vagner não é diferente de outros políticos, claro q todos eles sempre estão em busca de conquistar eleitores, mas não podemos generalizar quanto ao desenvolvimento da cidade, claro que as coisas acontecem com muita lentidão mais acontecem...

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.