segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MONÓCULOS

Do grego mónos (único) e do latim oculu (olho), essas lunetas eram usadas para nos ajudar na visualização de fotografias


11 comentários:

  1. Altino, parabens pelos temas que vc apresenta. Quero aproveitar a coluna e fazer um "mercham". Faço restauração de fotografias através do monoclo. Passo pro papel fotografico e a foto fica novinha. Abraços.

    Edison Caetano

    ResponderExcluir
  2. Que massa! eu lembro muito bem dessas 'lunetas' na casa da minha avó materna. Saudade gigante da minha vó que tá tão longe de mim...

    ResponderExcluir
  3. Adoro monóculos, parte substancial da historia da minha família e do Acre, meus pais tem uma coleção desses datados de quando eu era "inimaginável". Tento inutilmente roubá-los mais sempre recebo não como resposta.

    ResponderExcluir
  4. Altinooo, que legal, lá em casa tem mtos tbm! ! ! Agora eu fiquei até com vontade de rever os velhos tempos...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:19 PM

    Eu sempre comprava em circos, achava muito legal.

    ResponderExcluir
  6. Olá Altino, como vai meu amigo?
    Bela lembrança.
    Tenho monóculos de quando eu era criança, e uns da cidade de Tarauacá que consegui preservar. Se o Edilson Caetano ver esse comentário entra no meu blog e pega meu e mail, abaixo e a direita, e entra em contato por gentileza. Fiquei interessado.
    abraços a todos
    Palazzo
    http://tarauacanoticias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Bem,
    Bons tempos eu ainda tenho uma ruma...

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro monóculos. Andrew, tb lembro de minha avó, mas a minha tá pertinho de mim, no meu coração. Camila, que privilégio o seu, ter um monte em casa. Aproveita. Eles são demais, a imagem é luminosa.

    ResponderExcluir
  9. Que Lindoo!! Na minha avó tem um monte desses... Quando eu era pequena, a maior diversão era olhar dentro dessas "televisõezinhas", e ver meus avós jovens e minha mãe criança... Saudade.

    ResponderExcluir
  10. Parafraseando o poeta Casimiro de Abreu em seu mais famoso poema Meus Oito Anos que diz: "Oh! que saudades que tenho; Da aurora
    da minha vida,; Da minha infância querida; Que os anos não trazem mais! ...." Esses monóculos me fizeram viajar...Valeu Altino!

    ResponderExcluir
  11. ola pessoal, acho que esta informação é util.
    Uma pena que a maioria das pessoas jogaram os monoclos fora.
    Só que pra quem ainda os tiver, é possivel transforma-los em fotos de papel, basta levar a foto do fundo a uma Loja de revelação, que eles fazem uma copia de papel, o custo é maior que a de uma revelação convencional, mas acho que vale a pena

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.