quinta-feira, 15 de abril de 2010

AOS MESTRES DA AYAHUASCA


A Assembléia Legislativa do Acre realizou nesta quinta-feira, 15, sessão especial em homenagem aos fundadores das três organizações religiosas originais e mais tradicionais no uso da ayahuasca no país: Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo, Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz e União do Vegetal.

Por sugestão do deputado Moisés Diniz (PC do B), foram concedidos títulos de cidadãos acreanos (in memorian) aos mestres Raimundo Irineu Serra (maranhense), Daniel Pereira de Mattos (maranhense) e José Gabriel da Costa (baiano).

Dona Peregrina Gomes Serra, esposa de Irineu Serra, dona Pequenina, esposa de Gabriel da Costa, além de dois filhos de Daniel Pereira de Mattos, receberam as homenagens.

Também participaram da solenidade o padre Luiz Mássimo, o pastor Francisco Albino de Souza, da Faculdade de Teologia Batista Betel, o ex-padre e ex-deputado estadual Manoel Pacífico da Costa, os deputados federais Fernando Melo (PT-AC) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), além do juiz federal Jair Facundes.

- Eu nasci pelas mãos de dona Peregrina Serra - lembrou o juiz federal, que toma daime desde quando estava no ventre da mãe dele.

Quando os pais de Jair o apresentaram ao mestre Irineu Serra, este segurou o bebê nos braços e disse:

- Este será um juiz.

- O que realizamos hoje é um marco na história do Acre e tenho certeza de que contribuirá para ampliar o respeito e a tolerância religiosa existente em nosso Estado - afirmou o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), presidente da Assembléia.

As Comunidades Tradicionais da Ayahuasca, que realizaram durante a semana o seminário "Construindo Políticas Públicas para o Acre", entregaram a Edvaldo Magalhães uma carta (leia aqui) sobre a realidade das mesmas no Estado.

- Vamos trabalhar para que seja transformada em lei boa parte das sugestões contidas no documento - afirmou Magalhães.

A homenagem aos fundadores dos três troncos das doutrinas da ayahuasca foi aprovada pela unanimidade dos deputados estaduais.

O deputado Moisés Diniz, autor do projeto, leu o discurso intitulado "Profetas da Floresta".

- Mestres Irineu, Daniel e Gabriel, profetas da floresta, antes de tudo, eram homens, na sua beleza e na sua perversão, pecadores como nós, como qualquer um, como Buda, como Maomé, como Jesus.

Clique aqui para visualizar fotos da solenidade histórica na Assembléia Legislativa do Acre.

18 comentários:

  1. - Mestres Irineu, Daniel e Gabriel, profetas da floresta, antes de tudo, eram homens, na sua beleza e na sua perversão, pecadores como nós, como qualquer um, como Buda, como Maomé, como Jesus.

    Como Jesus? E desde quando Jesus era pecador?

    Isso é sem nexo.

    ResponderExcluir
  2. é louvável a atitude de nossos parlamentares, fica aqui o obrigado aos deputados Moisés Diniz, Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida. Foi emocionante hj ouvir Veronica cantar em homenagem aos mestres, o discurso deToinho, a união dos principais troncos ayahuasqueiros. Esta barquinha vai longe...

    ResponderExcluir
  3. Como Jesus? E desde quando Jesus era pecador?

    Isso é sem nexo.(2)

    ResponderExcluir
  4. Memorável. Que a Luz Divina, trazida pelas mãos desses mestres, continue iluminando a todos os que crêem. E que a paz esteja conosco.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Altino!
    Os três troncos da cultura ayahuasca merecem esse reconhecimento, não só pelo que fizeram pelos municipios onde moraram, com trabalha e suor, mas por oferecer a oportunidade, aos individuos que os procuravam, de conhecerem sua natureza divina daqueles, corrigindo seus pecados e defeitos.

    ResponderExcluir
  6. Altino, acho que o papa viu a solenidade pela internet. Veja: "A bispos da Região Norte, Bento XVI critica sincretismo".
    .
    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/16/a+bispos+da+regiao+norte+bento+xvi+critica+sincretismo+9460232.html

    ResponderExcluir
  7. Para os que estão questionando Jesus como pecador, basta ler a Bíblia e ver que, exceto Adão e Eva que foram obras diretas de Deus, todos os que nasceram do ventre de uma mulher, adquiriram o pecado original, cometido pelos dois.

    ResponderExcluir
  8. ah!!! relacionado ao discurso do Dep. Moisés, vale lembrar que nem Jesua e nem Buda fundaram nenhuma religiao, simplesmente deixaram sua mensagem, quemfundou as religiões foram seus seguidores...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos que participaram! Superou todas as expectativas!!!

    Homini Pax.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, senhores!...

    E, Salve, Salve e Salve aos Mestres!... Foi uma bela iniciativa... esta homenagem aos Grandes Mestres do Daime, contudo enquanto não houver registros dos pecados de Jesus Cristo não se pode atribui-Lo com um pecador... também quanto ao discurso do Dep. Moisés, os Profetas da Floresta, pelo que sabemos, foram àqueles que passaram os Ensinamentos da Ayawaska ao Mestre Irineu Serra: os Pajés!... A memória deles também deve de ser respeitada: Askaramã!...

    ResponderExcluir
  11. muito bem, rosangela, os inventores da ayauasca sâo os indígenas!

    ResponderExcluir
  12. Caro Altino,

    Retirei a parte em que incluía Jesus como pecador, para que a parte não ofusque o todo. Quantos aos pecados de Jesus e o seu batismo, eu deixo com os teólogos, inclusive esses que estão visitando o teu blog.

    No mais, eu entendo que, para alguns, não valeu a coragem de termos enfrentado o establishment religioso e até político, para fazermos essa homenagem. Eles preferem destacar as falhas.

    Isso é da vida. Não há nada o que fazer, apenas seguir adiante.

    Um abraço,

    Moisés Diniz

    ResponderExcluir
  13. Homens Iluminados


    Francisco de Assis era a favor da Humildade!

    Lutero era a favor da liberdade religiosa!

    Gandhi era a favor da não violência!

    Madre Tereza, era a favor da Caridade!

    Jesus era e é a favor do Amor incondicional entre os povos!

    Sejamos também a favor do que é bom e verdadeiro!

    Pois a maldade passa, e só a bondade permanecerá!...

    E os bons, serão bem-aventurados por toda a eternidade.

    E aqueles que fizeram algo de útil devem ser lembrados e tidos como

    exemplo para todos nós; pois só assim a paz reinará neste mundo!

    Raimundo Irineu Serra, Daniel Pereira de Mattos, José Gabriel da

    Costa, estes também deixaram rastros de luz, que bom que não

    foram esquecidos!


    (Paulo César)

    ResponderExcluir
  14. Por favor, Altino, permita-me a fazer um breve esclarecimento aqui ao deputado Moisés Diniz: sinto-me um tanto constrangida com as palavras dele, pois o fato que me fez ter lembrado que Jesus Cristo não foi um pecador e também pela memória dos pajés que muito nos ensinam e pouco são lembrados, na foi perceber apenas as falhas, eu falei também que foi uma bela e significante iniciativa a homenagem aos Mestres... Ele é que só enxergou as falhas nos comentários...

    Desejo que o deputado saiba: eu nada tenho contra ele, muito menos pelos seus projetos políticos, pelo contrário, ele é um dos raros políticos acrianos que eu nutro um Grande Apreço!... Parabenizo-lhe pelos seus projetos políticos, igualmente a Homenagem aos Mestres!... Caro deputado, desejo muitos êxitos na sua carreira política!... Paz!!!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. de putado moisés diniz é ignorante ao extremo ao comparar Jesus com simples mortais, e, Jesus nunca pecou. Foi blasfêmia contra o Espírito Santo de Deus moisés, e para isso não há perdão. "- Mestres Irineu, Daniel e Gabriel, profetas da floresta, antes de tudo, eram homens, na sua beleza e na sua perversão, pecadores como nós, como qualquer um, como Buda, como Maomé, como Jesus".

    ResponderExcluir
  17. Ai ai meu Deus, tudo isso seria cômico se não fosse trágico. Pelo a mor de Deus.....

    ResponderExcluir
  18. Não vamos aqui cruxificar nem mandar para foqueira o Deputado que disse que Jesus era um pecador como todos nós somos. Acredito que o próprio Jesus não aprovaria essa discussão. Jesus é amor, portanto todos estamos perdoados.

    Geraldo Sampaio Neto
    Brasilia DF

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.