
"Olá, Altino
Lamentável o episódio com o povo aguaruna. Mais lamentável é que um país com tradição de resistência, cujo símbolo é a bela flor de retama, ainda eleja político desse calibre, Alan Garcia, presidente honorário da Internacional Socialista. Imagine se não o fosse.
Muito impressiona o fato de ter sido eleito, visto ser tão impopular. No Peru, são constantes as marchas e protestos contra seu governo, em todo o país.
Em 2007, em viagem ao Peru, fiquei "ilhado" em Puño, por três dias, por causa de um "paro" (greve) gigantesco com enterro simbólico de Garcia. A paralisação arrebanhou nativos de todas as províncias, cidadãos de todas as classes e colores.
Impressionado com tanta impopularidade e apesar disso terem-no eleito presidente, quis saber porque o elegeram e a resposta foi que o povo temia a volta do ex-presidente Alberto Fujimori.
Essa questão da concessão do petróleo é penumbrosa. Ano passado, primeiro-ministro e tantos outros do gabinete de Garcia renunciaram após denúncia de receberem propina para influenciar nas concessões das licitações de petróleo.
Mas nada ainda foi mais deprimente do que a situação miserável dos ese-eja, ou do que restou deles, às margens do rio Madre de Dios, achoçados nas barrancas, à mercê da ação das minerias: a convicção de que um dia foi um pueblo com sua pertença.
E hoje, na anarquia do provisório, subsistem, numa espécie de bastardia, na eterna ausência e distância da urbanidade, nas fronteiras da civilização, porque não são considerados cidadãos de primeira classe, não foram e, acredito, dificilmente serão assimilados à sociedade nacional como parte indistinguível dela, senão com muita luta.
Drama que, infelizmente, não solapa apenas a gentilidade destes hermanos, mas de toda a América servil. Tanto lá quanto cá, ainda mal votamos e votamos mal.
Desculpe, Altino, sigo muito, muito descrente.
Um abraço."
Infelizmente tbm recebi notícias nada animadoras da Europa. Tanto em níveis continetais quanto locais, houve uma esmagadora vitória de políticos conservadores, fascistas mesmo. Um retrocesso significativo e remeroso na composição dos representates políticos de lá, como me informou tia Dirce, q mora na Itália. Eita mundo infantilizado esse...
ResponderExcluirATENCÃO TRE E POLICIA FEDERAL
ResponderExcluirLA VEM DERRAME DE COMBUSTIVEL EM 2010.
O PODEROSO MACHADO DEVE TÁ COM ALGUM POBLEMA NA ESFERA FEDERAL. OLHA O APOIO ANTECIPADO.
Blog do CricaApoio aberto
09/06/2009 - 04:03
O empresário Eliazar Machado, o “Machado do Posto”, explicava ontem em uma roda de políticos, seu apoio ao senador Tião Viana (PT) para o governo: “é o mais preparado de todos os candidatos”. E, quando lhe apertaram lembrando que era da oposição, dá uma explicação convincente: “nenhum político da oposição pode reclamar de mim. Eu ajudei em todas as suas campanhas, e quando chegaram ao poder, boa parte do que compraram, não me pagaram”.
Caminhando e cantando...Muito atual.
ResponderExcluir