Rede observa reativação da doença com o HIV
O Blog da Amazônia conta que, no centenário da descoberta da doença de Chagas, o Brasil registra 2,5 milhões de portadores.
Agora há nova linha de pesquisa na qual técnicos e pesquisadores formam uma rede que busca prestar assistência em casos novos ou de reativação da doença de Chagas, como consequência do vírus da Aids.
Termina hoje em Belém (PA) a Semana da Comemoração do Centenário de Descoberta da Doença de Chagas. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934), pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana.
Existem aproximadamente 12 milhões de portadores da doença crônica nas Américas, sendo 2,5 milhões no Brasil.
A alteração do quadro epidemiológico da doença de Chagas no Brasil promoveu mudança nas estratégias de vigilância, prevenção e controle. Foi adotado um novo modelo de vigilância epidemiológica, de acordo com os padrões de transmissão da área geográfica.
Leia mais no Blog da Amazônia.
Meu prezado amigo Altino Machado, Carlos Chagas deve esta "Arrancando os cabelos" la em cima. Mas, a doença de chagas nao é a única que "voltou" a hanseniase esta "na area" tambem,aqui no Rio, imagina em outros municipios cujo asseio/limpeza nao é nota 10. Abraço fraterno, desta acreana com muito orgulho.
ResponderExcluir