segunda-feira, 11 de agosto de 2008

HINO DE XAPURI

Letra: Fernando de Castela
Música: José Lázaro Monteiro Nunes

Página viva da história acreana
Recebe o nosso afeto e gratidão
Reverente o teu povo se irmana
Neste hino que é hino e oração

Terra formosa, terra gentil
És Princesa do Acre
Glória dos acreanos (refrão)
Orgulho do Brasil

Teus bravos filhos, afoitos e pioneiros
Deste amado e glorioso rincão
Xapuris que se armaram guerreiros
Neste berço de revolução

Que o exemplo de tanta afoiteza
De indomável coragem e ardor
Seja aos novos lição de grandeza
E esperança de paz e de amor

Xapuri nosso berço e agasalho
Nós herdeiros de herança viril
No teu chão plantaremos trabalho
Para a glória do nosso Brasil

Ser blogueiro é padecer no paraíso. Os pedidos variam de emprego a casamento. O último, na semana passada, foi de uma estudante que necessitava obter a cópia do Hino de Xapuri para uma tarefa escolar. Como não havia nada na web, telefonei tarde da noite para o Raimari Cardoso, do blog Xapuri Agora. Xapuriense, Raimari apenas confirmou a existência do hino e prometeu enviá-lo no dia seguinte. Obteve a letra com uma terceira pessoa e a enviou hoje. A estudante deve ter tirado nota zero no trabalho após a longa espera. Mas, a partir de agora, quando alguém pesquisar no Google por "Hino de Xapuri", vai encontrar este post. Outra longa história foi obter o significado de Xapuri. Brinquei com Raimari por causa dos versos "Xapuri nosso berço e agasalho/ Nós herdeiros de herança viril".

- Pega leve conosco. Já basta a história da caxinguba - implorou.

Caxinguba (veja) é a fruta que veado mais aprecia na floresta. Como Xapuri é considerada a Pelotas (RS) do Acre, dizem que lá é a terra da caxinguba. Inveja do povo da capital, claro.

3 comentários:

  1. Raimari, se o Altino te encher o saco, dá um cotoco pra ele.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde.só para registrar.sou neto do jose lázaro monteiro nunes e gostari de saber se você tem algo registrado sobre a historia dele da sua época de musico no acre,na banda de musica de sua época.
    att isnard nunes

    ResponderExcluir
  3. Nada, meu caro, infelizmente.

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.