quarta-feira, 20 de setembro de 2006

MENSAGENS DO MUNDO

O editor-assistente de uma grande revista de cultura pop americana, que ganhará sua versão brasileira em outubro, revela ao blog que a publicação está fazendo uma reportagem sobre a influência da presença da Globo em cidades pequenas durante filmagens de minisséries – como influenciam economicamente, politicamente, socialmente, como muda a vida dos moradores.

- Como você é um jornalista influente no Acre, acho que seria uma boa fonte para a gente. Estamos mandando um jornalista/fotógrafo ao Acre nos próximos dias. Gostaria de saber se você pode ajudá-lo como fonte - indaga.

A jornalista Cristina Muller, com quem trabalhei no Estadão, dá notícias. No começo dos anos 90, quando esteve no Vale do Juruá, ela contraiu uma inesquecível malária.

- Fala Altino! Bom te saber guardião da mata. Saudades do Juruá. Forte abraço a partir de Addis Abeba, na Etiopia.

O jornalista e escritor Alex Bellos, autor do livro "Futebol - o Brasil em campo", escrito quando ele era correspondente do jornal inglês The Gardian, reaparece.

No ano passado, Bellos escreveu um longo artigo sobre o Daime no diário inglês Daily Telegraph. Contou que viu aqui “uma cidade marcada pelo sexo, as drogas e a expansão industrial desordenada”. Ao solicitar a um motorista de táxi que o levasse à principal atração turística-cultural da cidade, foi parar no “Beréu”, que já foi o puteiro mais famoso da aldeia.

Segue a mensagem de Bellos e quem puder ajudá-lo dessa vez, favor usar a caixa de comentários ou enviar mensagem diretamente para meu e-mail, que está na coluna à direita, em "falar comigo".

"Oi Altino, tudo bem? Sempre leio seu blog. Por acaso, você sabe se no Rio Branco (ou em uma outra cidade do Brasil) tem algum pesquisador ligado a uma universidade ou hospital fazendo pesquisas científicas sobre ayahuasca.

Sei que tem pesquisas sobre o efeito psicológico, e também a história e antropologia dos usos religiosos, mas queria saber se tem alguem pesquisando ayahuasca e saúde em geral?

Teria um contato de alguém aí?

Quando te visitei na última vez, voce me apresentou a uma jornalista amapaense que estava de férias no Acre. Você tem os contatos dela, ou de algum outro jornalista que trabalha no Amapá? Estou querendo pesquisar o Projeto Jari e a situação social no Laranjal do Jari.

Um abraço de Londres

Alex Bellos"

Em tempo: O site Vermelho, do PC do B, copiou integralmente material (leia aqui) do blog sobre o Alto Santo como patrimônio histórico e cultural, mas atribui o crédito à Agência Amazônia.

Ainda aplica, erroneamente, o título "Acre transforma Santo Daime em patrimônio histórico e cultual". O Daime não foi tombado coisa nenhuma. A versão original, correta, está no post Alto Santo. O centro foi tombado como patrimônio histórico e cultural.


Outro, um tal Wesley Alves, copiou as fotos e o texto sobre o núcleo cenográfico da Globo em Porto Acre, e os publicou também sem citar o blog como fonte.

3 comentários:

  1. Anônimo9:09 AM

    Caro Altino, passei para ler seus posts tão interessantes e não podia deixar de lhe dar um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:38 AM

    Altino,

    encontrei mais uma ofensa do Mainardi ao Acre. Dessa vez na entrevista dada para um blog da direitinha estúpida do Sudeste. O trecho:

    A Nova Corja: Você enfrenta mais de oitenta processos individuais num tribunal do Acre por ter dito em maio, durante o programa Manhattan Connection, que o Estado não vale um pangaré. Você não superestimou o valor do pangaré?
    Mainardi: Consultando o site do tribunal do Acre, descobri que, na verdade, enfrento cento e quarenta processos. Eu nem sabia que o Acre tinha internet.

    Procure ler a íntegra buscando pelo blog A Nova Corja (é este o nome). Felizmente tipos como esses estão tendo cada vez menos credibilidade e ressonância.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:47 PM

    só pra esclarecer uma coisinha: A nova corja é uma blog de jornalistas no rio grande do sul, portanto é da região sul...gênio...
    quanto ao " de direitinha" nem vou comentar...leia melhor as coisas antes de dar essas opiniões batidas

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.