domingo, 25 de junho de 2006

JORNAIS DO ACRE

A imprensa acreana costuma encarar os fatos de modo tão pujante e verborrágico que se torna quase impossível alguém levá-la a sério. Vejamos dois exemplos que talvez expliquem o crescente desinteresse das pessoas pelos jornais.

O governo estadual liberou ontem o tráfego na BR-364, desde Sena Madureira até Cruzeiro do Sul. Após um ciclo de três ou quatro meses, ninguém poderá mais transitar nela e as cidades ficarão isoladas por causa da lama. Mas o jornal Página 20 traz essa pérola:

"Rodovia é reaberta com grande festa, marcando novo ciclo econômico e social para cidades do Acre". Clique aqui e leia. Sensata foi A Tribuna: "Reabertura da BR-364 tem festa e comemoração: em alguns dias, a vida do Vale do Juruá muda completamente".

Noutro caso, o meu amigo Marcos Vicentti, repórter-fotográfico do Página 20, adquiriu uma máquina para impressão de fotos digitais. Não há nada de extraordinário no equipamento, mas foi suficiente para o jornal perder o bom senso:

"Fotografia Imagem Digital (FID). Esse é o nome do mais novo empreendimento do repórter fotográfico Marcos Vicentti, que promete revolucionar o mercado da tecnologia digital no Acre". Clique aqui e leia.

Os quatro jornais diários da cidade, cujas tiragens variam de 300 a 3 mil exemplares, circulam basicamente em Rio Branco, onde existe uma população de quase 400 mil habitantes.

Dos jornais, Gazeta continua a mais esperta. Restringiu o acesso à sua versão on line aos assinantes da versão impressa. Preserva-se e poupa a paciência de leitores fora do Acre ao ocultar um conteúdo que não difere em nada dos demais.

4 comentários:

  1. Anônimo7:29 AM

    Oi, para quem esta fora do Acre acessar aos blogs e jornais da nossa terrinha faz diminuir a saudade. Infelizmente os jornais precisam sobreviver e estão colocando senhas para tudo. Nós os acreanos que estamos fora sentimo-nos exilados e agora restou apenas alguns para acessar sem senhas. Infelizmente! Ah! Restou também ler as manchetes e ficar curiosos para saber o conteúdo.
    Pagar a assinatura de todos fica difícil então é sentir-se exilados ( das informações).

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:23 AM

    Altino,
    Isso é o acúmulo do rídiculo, um jornal tão pequeno e com pouco leitores, fecha o acesso online. Quem sabe queira competir com os grandes jornais?
    Como leitor, eu via antes a matéira online e se a matéria fosse relevantes ia as bancas comprar e recomendava amigos a fazer o mesmo.
    Num Acre, tão pequeno e apertado, talvez um jornal decida restringir o acesso para que os que vivem fora do Estado não saibam o que passa em sua terra. Mais não tem problema, amigos que vivem fora do Estado, acessem outros jornais locais, que são as mesmas matérias.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:18 AM

    Altino, bom dia.

    Você há de convir que é muito engraçado!
    Pelo menos por isso, é interessante ler, para nossa diversão. rsrsrsrsrs.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:28 PM

    Valeu Altino, pela força você ter colocado um link direto pra minha matéria que foi publicada no Jornal Página 20. Quer revelar ligue 9991 00 76, o melhor preço da cidade.

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.